metropoles.com

Trump atacou agente que o impediu de ir ao Capitólio, diz ex-assessora

Segundo depoimento de ex-assessora, o ex-presidente dos EUA ainda tentou tomar o volante da limusine para participar do ataque ao Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Julio Cortez/Associated Press/ Estadão Conteúdo
Invasao ao capitolio
1 de 1 Invasao ao capitolio - Foto: Julio Cortez/Associated Press/ Estadão Conteúdo

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump planejava participar do ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021 para impedir a vitória de Joe Biden nas eleições de novembro de 2020. A informação é de Cassidy Hutchinson, ex-assessora de Mark Meadows, que foi chefe de gabinete da Casa Branca.

Em depoimento, nesta terça-feira (28/6), à comissão que investiga o ataque ao Congresso dos EUA, Hutchinson afirmou que Trump ficou “irado” e agrediu um agente do serviço secreto ao ser informado que não seria levado ao Capitólio por não ser seguro.

O agente atacado é Robert Engel. Conforme Hutchinson, no trajeto de volta à Casa Branca no dia da invasão Engel afirmou repetidamente ao então presidente que não era seguro ir ao Capitólio.

5 imagens
Ex-presidente dos EUA Donald Trump
O prédio neoclássico foi atacado na primeira semana do ano
Prédio do Capitólio dos EUA
1 de 5

Invasão ao Congresso americano

Win McNamee/Getty Images
2 de 5

Ex-presidente dos EUA Donald Trump

Jabin Botsford/The Washington Post via Getty Images
3 de 5

O prédio neoclássico foi atacado na primeira semana do ano

Deezen/Reprodução
4 de 5

Prédio do Capitólio dos EUA

Christopher Ryan/Unsplash - 2014
5 de 5

Reprodução/Deutsche Welle

O ex-presidente teria ficado tão irritado que se lançou para a frente no carro presidencial e tentou virar a direção do volante. “Eu sou a porra do presidente. Leve-me até o Capitólio agora”, teria gritado Trump.

Ainda no testemunho, a ex-assessora confirmou que Trump sabia que os manifestantes estavam armados, mas mesmo assim insistiu para que os deixassem avançar.

Leia a descrição da ex-assessora sobre as ações de Donald Trump:

“Tony [Tony Ornato, então vice-chefe de gabinete da Casa Branca] começou a me dizer que quando o presidente entrou na ‘besta’ [apelido da limusine], ele estava com a impressão do sr. Meadows de que o movimento para o Capitólio ainda era possível e provável de acontecer, mas que Bobby tinha mais informações”.

Como o presidente entrou no veículo com Bobby, ele pensou que eles estavam indo para o Capitólio. E quando Bobby disse a ele que não estavam, que não havia recursos para isso, não era seguro, e que voltariam à ala oeste, o presidente teve uma resposta muito forte e muito raivosa a isso. Tony o descreveu como ‘irado’. O presidente disse algo do tipo ‘eu sou a porra do presidente, me leve para o Capitólio agora’.”

Invasão ao Capitólio

Apoiadores de Trump, que não aceitaram o resultado do pleito de novembro de 2020, invadiram o local em que ocorria a sessão que certificaria Joe Biden como presidente eleito, o Capitólio dos Estados Unidos. Deputados e senadores foram retirados do prédio pouco antes da invasão.

Em mensagem nas redes, o presidente pediu que os seus partidários que protestassem “pacificamente” e que confiassem nas forças de segurança. Entretanto, momentos antes, houve vandalismo e confrontos durante a tentativa de invasão, quando extremistas conseguiram ultrapassar as barreiras de segurança e entrar.

Por causa dos confrontos, a prefeita de Washington, Muriel Bowser, declarou toque de recolher na cidade a partir das 18h locais. A medida vigorou por 12 horas.

O chefe de polícia de Washington DC informou que 52 pessoas foram presas, das quais 47 por desrespeitarem o toque de recolher. Mais de 50 policiais ficaram feridos. Também segundo a polícia, cinco pessoas morreram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?