Tropas de Putin têm levado grãos ucranianos para a Rússia, diz jornal
Roubos e saques colocam em risco a segurança alimentar da população em áreas dominadas pelo Kremlin
atualizado
Compartilhar notícia
Dirigentes do ministério da Agricultura ucraniano acusam tropas russas de roubar grãos em áreas ocupadas ou de conflito. Os saques colocam em risco a segurança alimentar da população em áreas dominadas pelo Kremlin e também o mercado internacional, que compra mantimentos do país europeu, de acordo com o Washington Post.
Mikola Solski, ministro da Agricultura da Ucrânia, afirmou em entrevista a uma emissora do país na última semana que tem ouvido grande porção de relatos feitos por membros da indústria de alimentos. “Isso é roubo total”, destacou.
Já Taras Visotski, vice-ministro da Agricultura, afirmou nessa quinta-feira (5/5) que a Ucrânia tem comida o suficiente em estoque para abastecer as áreas ainda sob controle ucraniano. Já onde o domínio é predominantemente de Moscou, não é possível assegurar.
Visotski afirmou que 441 mil toneladas de grãos foram retiradas de locais mais ao sul do país, como Kherson, Donetsk, Zaporizhzhia e Luhansk, ao leste.
A Ucrânia também acusa o Kremlin de atacar depósitos de grão, o que é negado pelo governo russo. Cem Ozdemir, ministro da Agricultura alemão, também já chegou a afirmar que haveria interesse por parte da Rússia em apreender o material ucraniano e, dessa forma, obter vantagem no mercado de exportações.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.