metropoles.com

Tribunal de Haia é ameaçado após mandado de prisão contra Putin

Dmitry Medvedev, do Conselho de Segurança da Rússia, disse ser “bem possível imaginar” o uso de um míssil direcionado ao Tribunal de Haia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pierre Crom/Getty Images
International Criminal Court Issues Arrest Warrant For Vladimir Putin
1 de 1 International Criminal Court Issues Arrest Warrant For Vladimir Putin - Foto: Pierre Crom/Getty Images

O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, reagiu ao mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Haia contra Vladimir Putin, na última sexta-feira (17/3), e ameaçou a Corte com um possível lançamento de míssil a partir do Mar do Norte.

“Infelizmente, senhores, todos caminham sob Deus e mísseis”, escreveu o ex-presidente da Rússia em sua página no Telegram. “É bem possível imaginar o uso direcionado de um Onyx hipersônico (míssil) de um navio russo no Mar do Norte contra o tribunal de Haia”.

Um dos principais propagadores da política linha dura da Rússia disse que a eficiência do Tribunal de Haia – que desde o início das atividades em 2002 condenou quatro pessoas – é “zero”, e responsabilizou apenas “três dúzias de pessoas desconhecidas”.

“O presidente do Sudão cuspiu nestas acusações [feitas pelo Tribunal de Haia] e, apesar do golpe militar no seu país, não está à disposição da ‘justiça’. O resto nem vale a pena mencionar. Em outras palavras, sua eficiência é zero”, afirmou Medvedev.

A declaração do conselheiro de Putin endossa a reação do Kremlin ao mandado de prisão contra o líder russo por supostos crimes de guerra cometidos na invasão à Ucrânia. Por meio do Ministério das Relações Exteriores, o país afirmou não reconhecer ou fazer parte da jurisdição do Tribunal de Haia, e que por isso o mandado não teria nenhuma validade.

“As decisões do Tribunal Penal Internacional não têm significado para o nosso país, inclusive do ponto de vista jurídico”, escreveu a porta-voz Maria Zakharova, em comunicado divulgado no Telegram.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?