Três baleias morrem em Bali sob suspeita de ingestão de plástico
Última baleia foi encontrada na praia de Yeh Leh e passará por autópsia para confirmar a morte por ingestão de plástico
atualizado
Compartilhar notícia
Moradores de Bali, na Indonésia, encontraram uma baleia de 17 metros de comprimento morta, neste domingo (9/4), após encalhar na praia de Yeh Leh. Segundo informações dos jornais locais, a suspeita é de que o animal tenha morrido em decorrência da ingestão de plástico encontrado nos oceanos.
A baleia da espécie cachalote é a terceira encontrada morta na ilha em um pouco mais de uma semana.
Na última quarta-feira (5/4), outra baleia cachalote de 18 metros foi encontrada encalhada na praia de Klungkung Regency. O chefe do Centro de Gerenciamento de Recursos Costeiros e Marinhos de Denpasar, Permana Yudiarso, declarou que não há ferimentos no animal e que equipes irão realizar a autópsia.
Confira:
Ver esta publicação no Instagram
Em 1º de abril uma baleia-de-bryde foi encontrada morta em uma praia de Tabanan.
“As condições de saúde são muito influenciadas pela alimentação ou pelo local onde vivem, de uma perspectiva geral há algo nas nossas águas marinhas”, afirmou Yudiarso à mídia local.
A suspeita de Yudiarso é de que os animais tenham sido envenenados, uma vez que não foram encontrados nenhum sinal de caça nas três baleias.
Ainda na Indonésia, em 2018, uma baleia foi encontrada morta com mais de 100 copos de plástico e 25 socos no estômago. O país é um dos principais poluidores marítimos, atrás apenas da China.