metropoles.com

Trens começam a retomar na França e origem de ataques segue misteriosa

O que autoridades descreveram como “atos de sabotagem preparados e coordenados” ainda não foram reivindicados e origem segue misteriosa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Estação de trem em Paris
1 de 1 Estação de trem em Paris - Foto: Reprodução

Enquanto os olhos do mundo estão voltados para Paris e em pleno período de férias de verão no país, milhares de pessoas não conseguiram viajar na sexta-feira (26/7), devido aos cancelamentos provocados pelos problemas na rede. O ministro francês dos Transportes, Patrice Vergriete, disse que 50 investigadores apuram o caso, com o objetivo de encontrar os culpados.

Ele declarou que a circulação dos trens de alta velocidade (TGV) deve voltar totalmente na segunda-feira. Os fatos – “incêndios” que ainda não foram detalhados – ocorreram em quatro locais espalhados pelo país (Meurthe-et-Moselle, Yonne, Eure-et-Loir e Pas-de-Calais), em cruzamentos ferroviários estratégicos para a circulação da rede, disse uma fonte próxima à investigação.

“Os agentes da SNCF Réseau trabalharam durante toda a noite em condições difíceis, sob a chuva, para permitir uma melhora no tráfego de TGVs nos eixos afetados pelos atos de sabotagem”, declarou a companhia férrea, em um comunicado de imprensa publicado neste sábado.

Durante a noite de quinta para sexta-feira, cabos de fibra ótica que passavam perto dos trilhos e garantiam a transmissão de informações de segurança aos condutores, como semáforos vermelhos e interruptores foram cortados e incendiados em vários pontos da rede. A operação foi “bem preparada”, organizada pela “mesma estrutura”, segundo fonte próxima da investigação indicou à AFP.

Amostras colhidas nos vários locais foram enviadas a peritos do Instituto de Investigação Criminal da Polícia Nacional (IRCGN) para análise “urgente”, acrescentou a fonte.

Transportes para Olimpíadas estão garantidos

Os veranistas foram diretamente atingidos mas “os transportes de todas as equipes e delegações credenciadas” para os Jogos Olímpicos estarão garantidos, indicou a SNCF. Em média, sete a cada 10 TGVs circularão nos eixos Norte, Bretanha e Sudoeste neste sábado, com atrasos médios de uma a duas horas, anunciou a companhia. O tráfego foi retomado normalmente na linha de alta velocidade Leste.

A circulação ainda estará interrompida no domingo no eixo Norte, mas deverá melhorar no eixo Atlântico. Os TGVs que partiram na manhã de sábado circularam lentamente durante parte da viagem e a sua chegada tardia atrasou as partidas seguintes.

“Vimos que o trem estava na hora certa, mas no final teremos um atraso de 25 minutos. Chegaremos a Quimper com duas horas de atraso”, relatou Tifenn Oulc’hen, 35 anos, que partia da estação de Montparnasse, em Paris, a caminho das férias com seu filho de um ano e meio.

Olimpíadas não foram sabotadas, diz ministro

O Ministério Público de Paris abriu uma investigação por “danos materiais suscetíveis de prejudicar os interesses fundamentais da nação, danos a um sistema automatizado de processamento de dados por um bando organizado e uma associação criminosa”.

“Recuperamos alguns elementos que nos permitem acreditar que saberemos rapidamente quem é o responsável por aquilo que, claramente, não sabotou os Jogos Olímpicos, mas sim sabotou parte das férias francesas”, afirmou o ministro do Interior, Gérald Darmanin, à emissora France 2.

O ataque ocorreu poucas horas antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, quando muitos viajantes planejavam chegar à capital, causando um enorme caos nas estações na manhã de sexta-feira.

Leia mais notícias no RFI, parceiro do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?