metropoles.com

Trem de alta velocidade vai conectar Berlim e Paris em viagem de 8h

Nova conexão será inaugurada pelas operadoras ferroviárias Deutsche Bahn e SNCF em dezembro, e deve ter duração de oito horas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de Trem de alta velocidade liga Berlim a Paris
1 de 1 Imagem colorida de Trem de alta velocidade liga Berlim a Paris - Foto: Reprodução

A operadora ferroviária alemã Deutsche Bahn anunciou nessa terça-feira (24/9) que vai inaugurar um novo trem de passageiros de alta velocidade, capaz de viajar entre Berlim e Paris em aproximadamente oito horas.

A primeira partida está programada para dezembro de 2024 e o trajeto será operado em conjunto com a francesa SNCF.

“Esta é a primeira conexão direta diurna entre as capitais da Alemanha e da França, e é também um símbolo de uma Europa em crescimento”, disse Michael Peterson, executivo da Deutsche Bahn.

“Essa nova conexão é mais uma prova da amizade franco-alemã e contribui para uma meta compartilhada por nossos dois países: uma maior mobilidade livre de CO²”, acrescentou Alain Krakovitch, da SNCF.

Como será a viagem?

O trem deverá partir de Berlim sempre às 11h54 e chegar à estação Gare de l’Est, em Paris, às 19h55. No sentido inverso, ele sairá de Paris às 9h55 e chegará a Berlim às 18h03.

A rota fará uma parada em Estrasburgo, na França, e não em Saarbrücken, conforme pedido inicialmente pela Deutsche Bahn. Ela também fará paradas nas cidades alemãs de Frankfurt e Karlsruhe.

As passagens de segunda classe estarão disponíveis a partir de € 60 (R$ 366), valor que fica levemente acima dos voos operados por companhias aéreas mais baratas entre as duas capitais.

Com essa rota, o número de conexões diárias entre a França e a Alemanha sobe de 24 para 26. Atualmente a rede ferroviária de alta velocidade já inclui rotas como a que conecta Marselha e Bordeaux, na França, a partir de Frankfurt.

Já existia um trem Paris-Berlim?

Berlim e Paris eram conectadas por um serviço de trem noturno de longa distância, operado pela empresa de transporte austríaca Austrian Railways. Mas o trajeto, que dura 14 horas, está suspenso devido a obras.

A Deutsche Bahn também está planejando outras novas conexões internacionais. Entre elas estão as rotas de Munique, na Alemanha, para Milão e Roma, na Itália, em colaboração com a operadora ferroviária Trenitalia. Elas devem sair do papel em 2026.

De acordo com Peterson, a demanda por viagens internacionais de trem tem crescido mais rapidamente do que as rotas domésticas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?