“Traz esperança”, diz Lula sobre cessar-fogo na Faixa de Gaza
O presidente Lula comemorou o anúncio do cessar-fogo entre Israel e Hamas. Nas redes sociais, o petista pediu “paz e estabilidade” na região
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (15/1), que o anúncio do cessar-fogo entre Israel e Hamas “traz esperança”. O governo do Catar, que mediou as negociações junto com Estados Unidos e Egito, confirmou o acordo.
Cessar-fogo
- O acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas levou meses para ser firmado. Ele é discutido desde agosto de 2024, com a mediação do Catar, dos Estados Unidos e do Egito.
- Segundo as autoridades do Catar, o acordo deve entrar em vigor no próximo domingo (19/1).
- Nos termos iniciais, a expectativa era que o plano fosse colocado em prática em três fases.
- A proposta incluía a retirada de tropas de Israel da Faixa de Gaza, a troca de reféns sequestrados pelo Hamas por prisioneiros palestinos e a reconstrução do enclave palestino.
“Após tanto tempo de sofrimento e destruição, a notícia de que um cessar-fogo em Gaza foi finalmente negociado traz esperança. Que a interrupção dos conflitos e a libertação dos reféns ajudem a construir uma solução duradoura que traga paz e estabilidade a todo Oriente Médio”, escreveu Lula nas redes sociais.
O Itamaraty publicou um nota em que comemora a decisão. “O Brasil exorta as partes envolvidas a respeitarem os termos do acordo e a garantirem a cessação permanente das hostilidades, a libertação de todos os reféns e a entrada desimpedida de ajuda humanitária a Gaza, assim como a assegurarem as condições necessárias para o início do urgente processo de reconstrução de sua infraestrutura civil”, diz o comunicado.