Presidente do México anuncia a prisão do traficante “El Chapo”
O anúncio foi dado nesta sexta-feira (8/1) por Enrique Peña Nieto, no Twitter
atualizado
Compartilhar notícia
Joaquín “El Chapo” Guzmán loera, um dos mais famosos traficantes mexicanos, foi preso. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (8/1) pelo presidente do México Enrique Peña Nieto em sua conta oficial do Twitter.
Misión cumplida: lo tenemos. Quiero informar a los mexicanos que Joaquín Guzmán Loera ha sido detenido.
— Enrique Peña Nieto (@EPN) 8 janeiro 2016
De acordo com o portal UOL, um policial afirmou, não oficialmente, que o traficante foi preso após uma troca de tiros com fuzileiros navais mexicanos na cidade de Los Mochis, no Estado de Sinaloa. Durante o confronto, cinco suspeitos teriam sido mortos e outros seis foram presos. Apenas um fuzileiro foi ferido sem gravidade.
Histórico
“El Chapo”, líder do Cartel de Sinaloa, havia fugido no dia 11 de julho de 2015 de uma prisão de segurança máxima. Ele cavou um túnel no chuveiro da cela em que se encontrava. A empreitada ficou famosa em todo o mundo pela complexidade do ato. O corredor criado para a fuga tinha 1,5 quilômetro de comprimento e contava com sistemas de ventilação e iluminação.
Essa foi a segunda vez que o traficante havia fugido de uma penitenciária. A primeira ocorreu em 2001, ao se esconder dentro de um carrinho de lavanderia.