metropoles.com

Trabalhistas arrasam conservadores em eleições no Reino Unido

Vitória histórica dos trabalhistas vem com número muito maior do que o mínimo de assentos no Parlamento britânico

atualizado

Compartilhar notícia

Christopher Furlong/Getty Images
O líder trabalhista Keir Starmer faz discurso aos apoiadores: vitória massacrante nas eleições do Reino Unido trabalhistas
1 de 1 O líder trabalhista Keir Starmer faz discurso aos apoiadores: vitória massacrante nas eleições do Reino Unido trabalhistas - Foto: Christopher Furlong/Getty Images

Os trabalhistas conquistaram uma vitória histórica contra os conservadores nas eleições legislativas realizadas na quinta-feira (4/7) no Reino Unido.

Com pelo menos 411 deputados eleitos na Câmara dos Comuns, muito acima da maioria absoluta de 326 assentos do plenário de 650, o líder trabalhista Keir Starmer, 61 anos, será o novo chefe de governo britânico.

Starmer declarou que o país “está pronto para a mudança” e promete um governo de “renovação nacional”. “Conseguimos”, comemorou, cercado por apoiadores no museu Tate Modern, em Londres.

O atual primeiro-ministro conservador, Rishi Sunak, admitiu a pior derrota do partido no século 20 e assumiu a responsabilidade pelo resultado das urnas, que marca o fim de seu mandato como premiê.

De acordo com os últimos resultados contabilizados pela BBC, o Partido Conservador surge renegado com aquele que promete ser o seu pior resultado desde o início do século 20: 119 deputados eleitos, em comparação com 365 há cinco anos sob Boris Johnson.

Os liberais-democratas crescem com 71 eleitos (+63), e o restante das vagas ficou dividido entre pequenas siglas.

Rishi Sunak foi reeleito como deputado, mas vários políticos de peso ​foram varridos pela onda de rejeição ao Partido Conservador.

O ministro da Defesa, Grant Shapps, a ministra de Relações com o Parlamento, Penny Mordaunt, que era considerada uma possível futura líder da bancada no Parlamento, assim como a ex-primeira-ministra Liz Truss foram derrotados nas urnas.

Os eleitores britânicos não perdoam Truss por ter causado pânico nos mercados financeiros, em 2022, com propostas de redução de impostos não financiadas durante os 49 dias que passou em Downing Street. Truss perdeu sua vaga de deputada para o Partido Trabalhista.

Reações à vitória dos trabalhistas

As reações internacionais sobre o resultado começaram a ser publicadas ainda durante a noite. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, felicitou Keir Starmer pela vitória “histórica” nas eleições britânicas, que encerra um ciclo de 14 anos de governos conservadores.

O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, também parabenizou o seu “amigo” Keir Starmer pela vitória.

A Bolsa de Valores de Londres abriu em ligeira alta nesta sexta-feira e a libra esterlina manteve-se estável, reagindo com tranquilidade à vitória da oposição. O cenário de chegada do partirdo de Starmer ao governo foi amplamente antecipado pelo mercado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?