Compartilhar notícia
O tornado que atingiu o oeste do estado norte-americano do Kentucky pode ter sido o mais violento nos Estados Unidos no mês de dezembro em mais de meio século. As equipes que fazem levantamento de campo dos danos do National Weather Service ainda levarão dias para analisar a intensidade dos danos na cidade destruída de Mayfield, mas a extensão e gravidade dos danos sugere fortemente que foi um EF-5, o máximo da escala aprimorada de Fujita, com vento acima de 322 km/h.
O twister que atingiu Manyfield pode ter percorrido quatro estados em quatro horas, em meio a uma violenta onda de tornados que é rara nesta época do ano. A estimativa é de que tenha percorrido 340 quilômetros, o que faria deste o fenômeno de mais longa extensão da história dos Estados Unidos, superando o Tri-State tornado de 1925. O twister da última noite atravessou os estados de Arkansas, Missouri, Tennessee e Kentucky.
O tornado, no mínimo um EF-4 e provavelmente um EF-5, cruzou diretamente pela área urbana de Mayfield. Em muitas casas, sobrou somente o assoalho de concreto. Prédios históricos e solidamente construídos, como o tribunal local, desabaram parcialmente. Uma fábrica de velas em que trabalhavam mais de 100 pessoas à noite foi totalmente destruída pelo vento acima de 300 km/h do tornado. No local, acredita-se que mais de 50 pessoas tenham perdido suas vidas.
Leia mais no MetSul, parceiro do Metrópoles.