Toblerone perde status de chocolate “suíço” e mudará embalagem
Empresa dona da marca Toblerone decidiu mudar parte da produção do chocolate para Bratislava, capital da Eslováquia
atualizado
Compartilhar notícia
O chocolate em barras triangulares Toblerone, vendido em mais de 100 países, não poderá ser chamado mais de “chocolate suíço“. A Mondelez, empresa que produz o doce, também precisará retirar a montanha Matterhorn do logotipo presente na embalagem.
As mudanças ocorrerão depois que a Mondelez International decidiu transferir parte da produção do Toblerone para Bratislava, capital da Eslováquia. Dessa forma, a empresa passaria a infringir o Swissness Act, que impõe severas normas de publicidade na Suíça.
Ao jornal suíço Aargauer Zeitung, um porta-voz da empresa explicou que “o redesenho da embalagem apresenta um logotipo de montanha modernizado, que se alinha com a estética geométrica e triangular”.
De acordo com a legislação suíça, produtos com o selo de “fabricado na Suíça” devem ter 80% das matérias-primas provenientes do país. No caso de leite ou produtos lácteos, a exigência aumenta para 100%.
Símbolos nacionais também não são permitidos em embalagens de produtos que não atendam aos mesmos critérios. O chamado “trabalho essencial” para a produção do item também deve ser feito no país, e as exceções para importação são aceitas no caso de produtos não encontrados na Suíça.