TikTok: legisladores de estado americano aprovam lei para banir app
Para que a proibição do TikTok se torne lei, ainda é necessária a sanção do governador do estado. A expectativa, porém, é que seja aprovada
atualizado
Compartilhar notícia
Legisladores do estado de Montana, nos Estados Unidos, aprovaram, nesta sexta-feira (14/4), aprovaram lei para banir o TikTok de todos os dispositivos pessoais. Dessa forma, moradores do estado podem ficar impedidos de baixar o app, até mesmo, em seus dispositivos pessoais.
A decisão considera que o TikTok poderia representar um risco à seguança nacional, uma vez que pertence a uma empresa chinesa. A ByteDance tem sido acusada de gerar riscos à segurança dos Estados Unidos. As informações são da BBC News.
Apesar da aprovação na casa legislativa local, a proibição ainda não está em vigor, dependendo de sanção do governador do estado Greg Gianforte. Se transformada em lei, o banimento passa a valer em janeiro de 2024.
A BBC News informa que é esperado que o governador de Montana sancione o dispositivo legal. Em decisão anterior, o republicano baniu o aplicativo dos aparelhos do governo.
O projeto considera a rede social um risco para a segurança do país por uma suposta interferência do governo chinês. Também afirma que, na plataforma, são encorajados comportamentos perigosos.
Aparelhos do governo
Nos últimos meses, diversos países têm proibido a instalação do TikTok em aparelhos funcionais utilizados por servidores do governo. Em fevereiro, a Casa Branca determinou que funcionários deveriam desinstalar o aplicativo.
Decisões semelhantes também foram tomadas por governos como do Canadá e da União Europeia, além de diversos estados americanos. Em março, o Reino Unido aderiu à iniciativa. Segundo o ministro Oliver Dowden, a medida é uma precaução contra a exposição de dados britânicos.