TikTok anuncia suspensão de vídeos ao vivo e uploads na Rússia
O aplicativo disse, em uma série de mensagens, que precisa analisar nova lei russa, que prevê até 15 anos de prisão por conteúdo “indevido”
atualizado
Compartilhar notícia
O TikTok anunciou neste domingo (6/3) que vai suspender a transmissão ao vivo e o upload de novos conteúdos da Rússia. O aplicativo afirmou em nota que analisa a nova lei do país sobre “notícias falsas”.
De acordo com a empresa, a lei russa parece ter como alvo os meios de comunicação que não seguem a linha do Kremlin sobre a invasão da Ucrânia. A norma prevê 15 anos de prisão quem publicar “desinformação” no país, incluindo notícias que “desacreditem” as Forças Armadas.
O TikTok anunciou a suspensão para analisar as implicações legais para os usuários usuários. Em uma série de tuítes sobre o tema, o TikTok informou:
“Estamos trabalhando de forma diligente e agressiva para apoiar e proteger a segurança de nossa comunidade TikTok à medida que a guerra na Ucrânia evolui”.
Veja sequência de mensagens:
1/ We’re working diligently and aggressively to support and protect the safety of our TikTok community as the war in Ukraine evolves. More 👇 https://t.co/hKwcvN2vkc
— TikTokComms (@TikTokComms) March 4, 2022
O TikTok e a guerra
Matéria publicada pelo Metrópoles neste domingo (6/3) mostra, na Ucrânia de 2022, que o horror da guerra é amplificado pelo alcance crescente das redes sociais, mas também suavizado com memes, filtros, trilha sonora e dancinhas na plataforma que mais cresce e tem agora sua “estreia” em grandes conflitos, o TikTok.
A rede favorita dos mais jovens (como são os soldados) possibilita uma visão muito mais íntima e instantânea da batalha imposta pelos russos, mas também dá espaço para uma viralização explosiva de mentiras mundo afora.
Desde a invasão russa, em 24 de fevereiro, proliferou, no aplicativo chinês, a difusão de vídeos de batalhas, destruição e momentos de expectativa (que abrem espaço para as dancinhas).
Veja exemplos do uso do TikTok por ucranianos que estão no campo de batalha, mas encontram espaço para brincar, registrar cenas triviais e até para sensualizar nas selfies: