Tia diz que sobrinho não queria participar de expedição em submarino
Em entrevista à televisão norte-americana NBC, Azmeh Dawood também contou que o irmão sempre foi obcecado pelo Titanic
atualizado
Compartilhar notícia
Azmeh Dawood, irmã do empresário paquistanês Shahzada Dawood e tia de Sulaiman Dawood, ambos vítimas da implosão do submarino que seguia em direção aos destroços do Titanic, afirmou nessa quinta-feira (22/6) que está “absolutamente desolada”. Em entrevista à emisssora de televisão norte-americana NBC, ela contou que o irmão sempre foi obcecado pelo Titanic.
“Eu me sinto muito mal que o mundo inteiro tenha passado por tanto trauma, tanto suspense”, disse Azmeh Dawood.
A mulher revelou, ainda, que o sobrinho Sulaiman Dawood, outra vítima do acidente, estava apavorado com a ideia de entrar no submarino, mas que concordou com a viagem por causa do pai.
A Fundação Dawood, que administra as ações filantrópicas da família na área da educação, também se pronunciou sobre a tragédia.
“Estamos sinceramente agradecidos a todos os envolvidos nas operações de resgate. Seus esforços incansáveis foram uma fonte de força para nós durante este período. Nós estendemos nossas sinceras condolências às famílias dos outros passageiros do submersível Titan.”
“Estamos chocados e profundamente tristes com a morte de Suleman Dawood e seu pai neste trágico incidente. Nossa equipe de bem-estar do aluno permanece à disposição para oferecer suporte adequado aos colegas de classe de Suleman e à comunidade Strathclyde em geral neste momento difícil”, informou o comunicado da faculdade.
Expedição
O dispositivo mergulhou na manhã de domingo (18/6) para uma expedição turística até a carcaça do Titanic, a cerca de 3,8 mil metros de profundidade no Oceano Atlântico. No entanto, o submarino perdeu o sinal cerca de 1 hora e 45 minutos depois de submergir.
Nesta quinta, autoridades dos EUA comunicaram que os cinco tripulantes do submarino da OceanGate morreram após o veículo implodir. O submarino tinha como objetivo fazer uma expedição turística aos destroços do Titanic no Atlântico Norte, que estão a quase 4 mil metros de profundidade.
A confirmação da implosão ocorreu após os destroços achados pelas equipes de busca mostrarem que a cabine que protegia a tripulação da pressão marítima foi perdida. Os destroços foram encontrados a cerca de 500 metros do Titanic.
As autoridades ainda não sabem dizer o momento exato da implosão nem o que causou o acidente.
As vítimas do acidente são:
- Stockton Rush, diretor-executivo e cofundador da OceanGate;
- Hamish Harding, bilionário britânico dono da empresa de aviação Action Aviation;
- Shahzada Dawood, empresário paquistanês e vice-presidente da Engro Corporation;
- Sulaiman Dawood, filho de Shahzada Dawood;
- Paul-Henry Nargeolet, ex-comandante da Marinha Francesa e um dos principais especialistas no naufrágio do Titanic.