The New York Times aciona na Justiça o ChatGPT por direitos autorais
O jornal alega que a OpenAI, criadora do ChatGPT, e a Microsoft usaram de conteúdos protegidos por direitos autorais para treinar ferramenta
atualizado
Compartilhar notícia
O jornal americano The New York Times entrou na Justiça contra a OpenAI, empresa criadora do ChatGPT, e a Microsoft por violação de direitos autorais.
De acordo com o periódico, as empresas usaram “milhões” de artigos publicados pelo jornal para treinar a ferramenta de inteligência artificial. O jornal ainda acusa as empresas de “usar o conteúdo sem pagamento para criar produtos que substituem o Times e roubam audiência dele”.
Segundo o jornal, a ação pede a responsabilização das big techs por “bilhões de dólares em prejuízos legais e reais” e pela “cópia e uso ilegais das obras valiosas e exclusivas”. O NYT também solicita a destruição de modelos de chatbots e dados levantados a partir de materais protegidos por direitos autorais.
A Microsoft é uma das principais investidoras da OpenAI, tendo aplicado cerca de U$ 13 bilhões na empresa de tecnologia.
Esta é a primeira ação de uma grande organização de mídia americana contra o uso de conteúdo para treinamento de ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT. Recentemente, a ferramenta também foi alvo de processo por direitos autorais da agência de fotografias GettyImages e por escritores famosos, como o criador de Game of Thrones, George R. R. Martin.