metropoles.com

Terremotos no Japão: maioria dos abrigos rejeita pets de atingidos

Desde o terremoto que atingiu o Japão no Ano Novo, diversos abrigos foram disponibilizados e, muitas vezes, pets não são permitidos neles

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
cachorro boston terrier preto e branco
1 de 1 cachorro boston terrier preto e branco - Foto: null

Os animais de estimação não são permitidos na maioria dos abrigos que atendem desabrigados após o terremoto que atingiu nesta semana a província de Ishikawa, no Japão, de acordo com a mídia local.

Uma das alegações de muitos abrigos é de que algumas pessoas possuem alergias a animais (sejam eles cães ou gatos). Outros motivos seriam que “muitas vezes a presença de animais deixa as pessoas desconfortáveis”, e que pode haver transmissão de doenças.

E, mesmo quando encontram locais que os aceitem, os donos muitas vezes são obrigados a ficar o mais próximo possível da entrada dos locais – e os bichinhos não recebem cobertores para o frio, como os donos.

A alegação de quem apoia o resgate de pets ou tenta entrar com os bichinhos nos abrigos, por outro lado, é de que, além de companheiros, os pets podem ajudar a “relaxar” depois do choque pelos desastres.

Até agora são ao menos 73 mortos, mais de 300 feridos e acima de 33 mil pessoas abrigadas em centros de evacuação devido ao terremoto de magnitude 7,6, que atingiu o Japão no Ano-Novo.

Entenda os impactos

A mesma reação havia ocorrido no desastre de março de 2011, quando terremoto, tsunami e acidente nuclear incidiram em território japonês.

Na época, foram criados abrigos temporários para os pets – isso resultou em muitos animais que ainda residem nesses abrigos porque os donos estão desaparecidos ou vivendo em casas que não permitem bichos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?