metropoles.com

Terremoto no Marrocos: veja mapa de locais atingidos por tremores

O número de mortos após o forte terremoto no Marrocos chega a 1.037 além de 1,2 mil pessoas ficaram feridas. O tremor teve magnitude de 6,8

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Khadija Benabbou/picture alliance via Getty Images
Foto colorida de dois homens e um carro soterrado após terromoto no Marrocos
1 de 1 Foto colorida de dois homens e um carro soterrado após terromoto no Marrocos - Foto: Khadija Benabbou/picture alliance via Getty Images

O terremoto que ocorreu no Marrocos e deixou ao menos 1.037 mortos e mais de 1,2 mil feridos teve o epicentro na cidade de Oukaïmedene, a cerca de 75 km de Marrakech, grande centro econômico e turístico do país.

O tremor com magnitude de 6,8 na escala Richter, se deu devido a “falhas em profundidades rasas” na cordilheira marroquina do Alto Atlas, cerca de 75 km a sudeste de Marrakech, segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O epicentro do fenômeno foi em Oukaïmedene, mas outras províncias e municípios foram fortemente atingidos com os abalos. Entre eles, Al Hauz, Tarundant, Chichaoua e Ouarzazate.

As autoridades informaram que mais de um terço das mortes foram registradas em Al Hauz e em Tarundant, mais ao Sul. O tremor provocou o desabamento de vários prédios nessas duas províncias.

Conforme informações do Serviço Geológico dos EUA, as montanhas do Alto Atlas contêm uma variedade de falhas mapeadas, com tendência para leste-oeste e nordeste-sudoeste. “Esse terremoto ocorreu dentro da Placa África, aproximadamente 550 km ao sul do limite da placa entre as placas África e Eurásia. No local deste terremoto, a placa africana move-se proximadamente 24 mm/ano WSW em relação à placa da Eurásia”, explicou o serviço.

Veja local onde ocorreu o terremoto:

imagem colorida de mapa onde ocorreu terremoto no Marrocos

O terremoto ocorreu por volta das 19h30 de sexta (8/9), no horário de Brasília, a uma profundidade de 18,5 km, segundo o Serviço Geológico dos EUA.

Vídeos e fotos compartilhados nas redes sociais mostram nuvens de poeira e pilhas de escombros após o forte tremor.

Confira:

O chefe da cidade de Talat N’Yaaqoub, Abderrahim Ait Daoud, informou ao site de notícias marroquino 2M que várias casas em cidades próximas ao epicentro desabaram parcial ou totalmente, e a eletricidade foi cortada em alguns lugares.

De acordo com a mídia local, estradas que levam à região montanhosa nas proximidades do epicentro estavam lotadas de veículos e bloqueadas com pedras desabadas, retardando os esforços de resgate.

Em 2004, um terremoto de magnitude 6,4 atingiu a cidade costeira mediterrânea de Al Hoceima e deixou mais de 600 mortos no Marrocos.

2 imagens
Imagem mostra escombros após forte terremoto no Marrocos
1 de 2

Homem caminha sobre rua destruída no Marrocos

Said Echarif/Agência Anadolu/Getty Images
2 de 2

Imagem mostra escombros após forte terremoto no Marrocos

Reprodução

O terremoto também foi sentido na Argélia, na Espanha e até em Portugal. O governo argelino divulgou que não há vítimas no país, mas o tremor foi sentido em sete estados: Tindouf, Beni Abbes, Timimoun, Bechar, Naama, Tlemcen e Sidi Bel Abbes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?