metropoles.com

Terremoto de magnitude 7,6 atinge Ilhas Cayman, no Caribe

Abalo sísmico aconteceu nesse sábado 8, no meio do mar do Caribe. Ilhas pedem que moradores deixem áreas à beira mar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/USGS
imagem colorida terremoto caribe
1 de 1 imagem colorida terremoto caribe - Foto: Reprodução/USGS

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), um terremoto de magnitude 7,6 atingiu o mar do Caribe, ao sul das Ilhas Cayman, nesse sábado (8/2). Apesar do impacto, os alertas de tsunami foram cancelados pelas autoridades.

O abalo aconteceu às 18h23, pelo horário local, no meio do mar e teve uma profundidade de 10 quilômetros, segundo o USGS. O epicentro foi localizado a 209 quilômetros ao sul de George Town, nas Ilhas Cayman. Diversas ilhas e países pediram para que as pessoas próximas à área costeira se deslocassem para o interior.


Alertas

  • O Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos EUA afirmou que não havia alerta de tsunami para o território continental dos Estados Unidos, mas emitiu um aviso de tsunami para Porto Rico e as Ilhas Virgens Americanas, que foi posteriormente cancelado.
  • A gestão de riscos das Ilhas Cayman pediu aos moradores próximos à costa que se deslocassem para o interior e para áreas mais altas, alertando que eram esperadas ondas de 0,3 a 1 metro de altura. O governo das Ilhas Cayman mais tarde emitiu um comunicado de “tudo limpo” em sua página no Facebook.
  • A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica do governo dos EUA (NOAA) afirmou que “ondas de tsunami com alturas de 1 a 3 metros acima do nível da maré são possíveis em algumas costas de Cuba.

Países afetados

Por meio de um comunicado, a governadora de Porto Rico, Jenniffer González Colón, informou que estava em contato com as agências de emergência após o aviso de tsunami.

Segundo a mídia local, o disparo de alarmes na região noroeste de Porto Rico fez com que as pessoas saíssem das áreas costeiras e causou um tráfego intenso.

O governo da República Dominicana também emitiu um alerta de tsunami e recomendou que os moradores da costa se deslocassem para áreas altas “acima de 20 metros de altitude e a 2 quilômetros do interior”. Mas o alerta também foi cancelado.

Já as autoridades de Honduras informaram que não havia relatos de danos, mas pediram que os  moradores ficassem afastados das praias. Já o governo de Cuba pediu que as pessoas deixassem as áreas à beira-mar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?