Terremoto de magnitude 5.9 no Afeganistão deixa ao menos 1 mil mortos
O forte tremor de terra ocorreu no início da manhã desta quarta-feira (22/6), nas proximidades de Khost, ao sul de Cabul
atualizado
Compartilhar notícia
O sudeste do Afeganistão sofreu com um terremoto de magnitude 5.9. Em um primeiro momento, segundo a agência de notícias local Bakhtar, 280 pessoas tinham morrido e pelo menos 600 ficaram feridas. Por volta das 10h (horário de Brasília), no entanto, houve a confirmação de mais de 1 mil mortos e 1,5 mil feridos.
O tremor aconteceu na manhã desta quarta-feira (22/6).
“Mawlawi Sharaf al-Din, subsecretário do Ministério de Estado de Combate a Desastres Naturais: o número de mortos no terremoto que atingiu as regiões orientais do Afeganistão subiu para 920, com 610 feridos”, publicou a agência Bakthar no Twitter.
Veja:
#Breaking: The death toll from Tuesday night’s earthquake jumps to 920 people.
Deputy State Minister for Natural Disaster Management Mawlavi Sharfuddin Muslim in a press conference today said that 920 people were killed & 610 others injured in the quake.#Earthquake #Afghanistan pic.twitter.com/QE4rdesWFV— Bakhtar News Agency (@BakhtarNA) June 22, 2022
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos e o Centro Sismológico Mediterrâneo Europeu, o epicentro ocorreu nas proximidades da cidade de Khost, que fica ao sul da capital do país, Cabul.
Mortes foram registradas nos distritos de Naka, Gayan, Barmala e Ziruk, todos integrantes da província de Paktika, disse a agência de notícias Bakhtar do Afeganistão na manhã de quarta-feira. Equipes de resgate estavam sendo transportadas de helicóptero para as áreas atingidas.
Mesmo em Cabul, que fica a 200 km do epicentro, chegaram notícias de “fortes e longos solavancos”, segundo um morador da capital postou no site do Centro Sismológico Mediterrâneo Europeu. “O terremoto destruiu vários edifícios residenciais nas duas províncias e as autoridades dizem que o número de mortos deve aumentar”, relata a agência Bakhatar.
Bilal Karimi, vice-porta-voz do governo talibã, relatou a tragédia no Twitter. “Um forte terremoto abalou quatro distritos da província de Paktika, matando e ferindo centenas de nossos compatriotas e destruindo dezenas de casas. Pedimos a todas as agências de ajuda que enviem equipes para a área imediatamente para evitar mais catástrofes.”
O departamento meteorológico do Paquistão, vizinho do Afeganistão, também registrou o tremor, sentido na capital Islamabad. O mesmo foi registrado pelo Centro Sismológico Mediterrâneo Europeu.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.