metropoles.com

Terremoto atinge área costeira de Portugal e assusta a população

Portugal testemunhou um abalo sísmico de 5,3 na escala de Richter às 5h e 11 minutos desta segunda-feira (26/8). Não há vítimas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/EMSC
Imagem colorida de como terremoto se alastrou em Portugal - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de como terremoto se alastrou em Portugal - Metrópoles - Foto: Reprodução/EMSC

Portugal registrou, na madrugada desta segunda-feira (26/8), um terremoto de magnitude 5,3 na escala de Richter. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o abalo foi percebido às 5h11, a 58 quilômetros a oeste da cidade de Sines e a uma profundidade de 10,7 km.

O site do IPMA informa que, “pelas 5:11 desta segunda-feira, foi registrado nas estações da Rede Sísmica do Continente um sismo de magnitude 5,3 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 60 km a oeste de Sines. Este sismo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV/V (escala de Mercalli modificada) na região de Sines, tendo sido sentido com menor intensidade na região de Setúbal e Lisboa”.

Após o incidente, a impresa portuguesa informou que o presidente Marcelo Rebelo de Sousa se reunirá, às 10h, em Belém, com o primeiro-ministro em exercício, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, logo após reunião com a Proteção Civil.

“Nada do que é para ser informado será sonegado. A informação, como até agora tem sido, será total; por isso, verídica. Perante estes dados, os portugueses têm razões para encarar com serenidade, com tranquilidade, com normalidade a vida deste dia que está a começar”, detacou o presidente à SIC Notícia.

A Proteção Civil informou que recebeu um alto número de chamadas telefônicas, ao longo da madrugada, vindas desde a zona do Alentejo até Coimbra.

“Recebemos muitas chamadas, sobretudo de pessoas que queriam saber o que se passava e o que deviam fazer. Pessoas que estavam em prédios altos. A esta hora [6h] ainda não conseguimos contabilizar o número de chamadas recebidas. Recebemos desde o Alentejo, uma ou duas, até Coimbra. Mas foi sentido mais na zona da Península de Setúbal”, detalhou o comandante José Miranda, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (Anepc).

Ele explicou que, até o momento, não há registro de vítimas.

“Muitas pessoas sentiram [o sismo]. Felizmente, não há vítimas nem danos estruturais, pelo menos registados até agora. Não há danos. Já comunicamos com os centros sub-regionais, e ainda não há nenhuma situação de ocorrência. Estão só a avaliar numa rua de Sesimbra possíveis fissuras em habitações, mas vão só fazer avaliação desta informação”, revelou José Miranda.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?