Terceiro jovem é preso por planejar atentado em show de Taylor Swift
Dois outros jovens, de 19 e 17 anos, estão em prisão preventiva desde quarta-feira. Ambos juraram lealdade ao Estado Islâmico
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro do Interior da Áustria, Gerhard Karner, reportou, nesta sexta-feira (9/8), a prisão preventiva de um terceiro suspeito de planejar um ataque terrorista ao show da cantora Taylor Swift. Segundo as forças policiais, o suspeito é um jovem iraquiano, de 18 anos, que também estaria envolvido no plano inspirado pelo Estado Islâmico (EI) articulado pelo principal suspeito, o austríaco, de 19, que está em prisão preventiva desde quarta-feira (7/8).
Os três jovens presos juraram lealdade ao Estado Islâmico, e pretendiam detonar explosivos no local do show.
Segundo o comunicado do ministério, as autoridades estão “tomando medidas decisivas contra qualquer pessoa que possa estar envolvida em atividades terroristas ou que exiba tendências radicais”. De acordo com elas, o iraquiano “não está atualmente ligado diretamente ao ataque planejado, mas foi preso pelo amplo escopo” da investigação”.
Os dois outros suspeitos demonstraram mudanças “notáveis” de comportamento antes de serem presos.
Segundo o diretor-geral de Segurança Pública da Áustria, Franz Ruf, explosivos e detonadores foram encontrados na casa do suspeito mais velho. Os agentes também localizaram um vasto material de propaganda do Estado Islâmico, 21 mil euros (R$ 126,5 mil) em dinheiro falso, facões, facas e anabolizantes.
“Um ataque planejado a um show foi impedido com sucesso graças à intervenção oportuna das autoridades. Esse sucesso foi possível por meio de investigações extensivas que visaram não apenas os principais suspeitos, mas também sua rede de contatos”, informou o ministério do Interior.