metropoles.com

Terceira aeronave para repatriação de brasileiros pousa no Líbano

Esta é a terceira fase da Operação Raízes do Cedro, do governo federal, destinada a resgatar brasileiros que estão no Líbano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/FAB
Imagem colorida da aeronave KC-30, usada na repatriação de brasileiros presos no Líbano - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da aeronave KC-30, usada na repatriação de brasileiros presos no Líbano - Metrópoles - Foto: Divulgação/FAB

A terceira aeronave do governo brasileiro pousou em Beirute, no Líbano, às 10h50 (horário de Brasília) desta quarta-feira (9/10), dando continuidade à missão de repatriação. O país do Oriente Médio sofre com bombardeios decorrentes do conflito entre Israel e o grupo Hezbollah.

A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), é empregada na Operação Raízes do Cedro, do governo federal. A repatriação dos brasileiros resulta de um trabalho conjunto entre o Itamaraty em Brasília, Embaixada do Brasil em Beirute e a ação operacional da FAB.

Confira o pouso do avião no Líbano:

O primeiro grupo era formado por 229 pessoas, sendo 10 bebês de colo, além de três pets, e pousou no último domingo (6/10), em São Paulo, onde foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O segundo grupo de repatriados chegou ao território brasileiro na terça-feira (8/10), composto por 227 passageiros e três pets.

3 imagens
"Vi a morte na minha frente", diz repatriado do Líbano. Veja relatos
1 de 3

Repatriados foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Paulo Pinto/Agência Brasil
2 de 3

3 de 3

"Vi a morte na minha frente", diz repatriado do Líbano. Veja relatos

Reprodução/ Agência Gov

 

500 repatriados por semana

Em entrevista coletiva realizada na última semana, o comandante da FAB, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, informou que cerca de 500 pessoas podem ser repatriadas do território libanês por semana.

Com a escalada da violência no país, alvo de uma ofensiva de Israel contra o Hezbollah, o governo brasileiro autorizou o início da operação de resgate no fim de setembro.

Como o Metrópoles noticiou em primeira mão, mais de 3 mil brasileiros no Líbano já buscaram ajuda do Itamaraty para serem resgatados. Estima-se que 20 mil brasileiros morem em território libanês.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?