Teoria da conspiração diz que neve no Texas é armação de Bill Gates
Conspiracionistas alegam que material não derrete ao ser colocado sobre fogo de velas e isqueiros
atualizado
Compartilhar notícia
Uma teoria da conspiração que circula em redes sociais alega que a forte neve trazida por uma tempestade, no estado do Texas, nos Estados Unidos, é falsa e foi enviada pelo empresário Bill Gates, fundador da Microsoft.
Segundo os conspiradores, a tempestade – que deixou ao menos 69 mortos e milhares sem luz e água – teria sido enviada para alimentar os temores das mudanças climáticas. As informações são do jornal The Sun.
Em uma tentativa de comprovar a conspiração, usuários do TikTok e do Twitter têm postado vídeos queimando bolas de neves em chamas com isqueiros e velas. Eles alegam que o gelo não derrete, apesar do fogo.
Em um vídeo, uma mulher segura um isqueiro perto de uma bola de neve e diz: “Isso é para o nosso governo e Bill Gates. Obrigado, Bill Gates, por tentar nos enganar dizendo que é neve de verdade”.
“Você verá que não está derretendo e vai queimar. Neve não queima. A porra da neve derrete. Sem água, sem gotejamento, sem nada”, prossegue a mulher.
Contudo, na realidade, toda neve reage assim devido a um processo chamado sublimação – o que significa que a neve sólida se transforma diretamente em vapor de água sem antes derreter em água líquida.
Já a cor preta vista ao tentar “queimar” a bola de neve é devido à fuligem que se acumula na superfície do gelo, criando uma película escura.