metropoles.com

Temas centrais dos EUA: saiba o que cravou derrota de Kamala Harris

Percepção do eleitorado em relação a temas centrais, como imigração, inflação e custo de vida sinalizou confiança maior em Donald Trump

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Win McNamee/Getty Images
Imagem colorida de Kamala Harris e Donald Trump no debate - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Kamala Harris e Donald Trump no debate - Metrópoles - Foto: Win McNamee/Getty Images

O resultado das eleições presidenciais dos Estados Unidos, embora surpreendente para muitos, em razão da frente expressiva obtida por Donald Trump, encontra explicação em aspectos qualitativos levantados por pesquisas eleitorais. A percepção dos norte-americanos em relação a temas centrais e que mais geram preocupação no país, hoje, já apontava uma confiança maior no republicano.

Questões como imigração, emprego, inflação e custo de vida sempre apareceram entre as mais importantes, na visão dos eleitores. Em complemento a isso, quando eles eram questionados sobre qual candidato teria um desempenho melhor nessas áreas sensíveis, Trump costumava apresentar uma avaliação mais alta em comparação a Kamala Harris.

Enquanto na parte de intenção de votos muitos institutos cravaram empate técnico ou ligeira liderança de um e outro candidato, a percepção positiva em relação a Trump demonstrou-se melhor na análise qualitativa dos dados. Isso aconteceu, por exemplo, em levantamentos feitos pela Atlas Intel e pela Siena College Poll. Essa última fez pesquisas encomendadas pelo jornal The New York Times.

Temas centrais e de maior preocupação do eleitorado

Em outubro, a Siena College Poll perguntou aos eleitores norte-americanos: “Qual questão é mais decisiva para você decidir o voto em novembro?”. As respostas do eleitorado geraram o seguinte ranking: economia, empregos, mercado de ações, aborto, imigração, caráter e competência do candidato, inflação, custo de vida e outros.

Em seguida, para descobrir qual candidato sairia melhor na percepção do eleitor em relação a esses temas, o instituto fez a seguinte pergunta: “Qual candidato você acha que faria um trabalho melhor ao lidar com a questão que você considera mais importante?”. O resultado apontou Donald Trump, com 48%, e Kamala Harris, com 46%.

Na Atlas Intel, não foi diferente. Também em outubro, o instituto perguntou aos eleitores quais são os maiores desafios enfrentados pelos EUA na atualidade. O ranking ficou da seguinte forma: imigração (52,5%), inflação e custo de vida (50,4%), economia e mercado de emprego (49,6%), proteção da democracia (34,3%) e direitos reprodutivos (27,6%).

A diferenciação entre Trump e Kamala surgiu, mais uma vez, no questionamento sobre qual deles seria mais confiável para lidar com cada área considerada importante pelo eleitorado. O republicano apresentou uma frente considerável, em relação à adversária, em quatro dos cinco temas mais mencionados.

8 imagens
Donald Trump foi eleito novamente presidente dos EUA
Apoiadores deixando o QG de Kamala
Apoiadores de Kamala em Howard
apoiadores de Kamala
Apoiadores de Kamala
1 de 8

Kamala Harris faz ligação para Trump e reconhece derrota

Andrew Harnik/Getty Images
2 de 8

Donald Trump foi eleito novamente presidente dos EUA

Chip Somodevilla/Getty Images
3 de 8

Apoiadores deixando o QG de Kamala

Sam Pancher
4 de 8

Apoiadores de Kamala em Howard

Sam Pancher
5 de 8

apoiadores de Kamala

6 de 8

Apoiadores de Kamala

Sam Pancher
7 de 8

Lula torcia para candidata democrata Kamala Harris

Arte Metrópoles
8 de 8

Donald Trump em debate

Win McNamee/Getty Images

Liderança de Trump

Na questão da imigração, assunto recorrente nos discursos de Trump, ele obteve uma confiança maior de 54% dos eleitores entrevistados, enquanto Kamala ficou com 42%. Na redução da inflação, ele atingiu a confiança de 53% das pessoas, e a democrata parou em 44%. Cenário semelhante foi registrado na questão da economia e emprego: 53% a 45% a favor do republicano.

Trump obteve um grau de confiança melhor, até mesmo, no tema de proteção à democracia. Apesar do episódio de 6 de janeiro de 2021, quando apoiadores do ex-presidente invadiram o Capitólio, em Washington, para questionar o resultado das eleições, ele apareceu na pesquisa da Atlas Intel com um percentual, ligeiramente, maior de confiabilidade nesse quesito: 49% a 47%.

Dentre os cinco temas mais mencionados pelos eleitores, Kamala Harris liderou, apenas, nos direitos reprodutivos. A democrata atingiu uma confiança maior de 50% dos entrevistados, enquanto Trump ficou com 42%. Esse foi um assunto amplamente abordado por ela na campanha, em razão de mudanças na lei de alguns estados, mas insuficiente para garantir um desempenho melhor nas urnas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?