Telescópio James Webb tem lançamento bem-sucedido. Veja o momento
O aparelho estava embutido no foguete Ariane 5 e saiu da base de Kourou, na Guiana Francesa. JWST substituirá o lançado em 1990, Hubble
atualizado
Compartilhar notícia
Após 30 anos de desenvolvimento, o telescópio espacial James Webb foi lançado na manhã deste sábado (25/12), às 9h20 (no horário de Brasília). O aparelho estava embutido no foguete Ariane 5 e saiu da base de Kourou, na Guiana Francesa.
O JWST (James Webb Space Telescope), como é conhecido, promete revolucionar a ciência espacial. De acordo com a Agência Espacial Europeia, o aparelho é o maior, mais complexo e poderoso telescópio já construído. O James Webb permitirá cientistas observarem uma luz infravermelha que não é percebida pelo olho humano.
Segundo a agência Deutsche Welle, o telescópio possui um espelho de 6,5 metros de diâmetro revestido de ouro, que será capaz de ver muito mais longe que o Hubble – telescópio lançado pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), em 24 de abril de 1990. Para caber no Ariane 5, o telescópio teve de ser dobrado como um origami.
Veja o momento do lançamento do foguete Ariane 5, com o telescópio JWST, que custou cerca de US$ 8,8 bilhões:
Apesar de ainda estar funcionado e ter proporcionado imagens incríveis do espaço e da expansão do mesmo, o JWST melhorará a capacidade de observação dos cientistas. Dessa forma, pesquisadores poderão estudar, de maneira ainda mais precisa, a formação das primeiras estrelas e galáxias, além de analisar o movimento de sistemas planetários.
Uma curiosidade acerca do telescópio lançado é que ele apenas pode funcionar a temperaturas próximas de zero absoluto (-223° C). Foi necessário incluir também um protetor solar de cinco camadas do tamanho de uma quadra de tênis por causa da luz solar.
O telescópio chegou ao espaço cerca de meia hora após o lançamento. Veja: