metropoles.com

Telefonema pode ligar príncipe saudita à morte de jornalista

Suspeito de participar do assassinato ligou para um de seus superiores e pediu para “dizer ao chefe” que a missão tinha sido concluída

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
JamalKhashoggi
1 de 1 JamalKhashoggi - Foto: Reprodução

O jornal “The New York Times” disse nesta terça-feira (13/11) que o príncipe saudita, Mohammed bin Salman, pode ter relação com o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, ocorrido dentro da embaixada saudita em Istambul, na Turquia, no dia 2 de outubro.

De acordo com o jornal, logo após o assassinato, um membro da equipe saudita telefonou para um de seus superiores e pediu para “dizer ao chefe” que a missão tinha sido concluída. O “NTY” cita na reportagem três pessoas como fontes que teriam tido acesso às gravações colhidas pela inteligência turca que investiga o crime. Elas acreditam que o “chefe” em questão seja o príncipe.

A Turquia compartilhou gravações de áudio do momento do assassinato com outros países, como os Estados Unidos, na tentativa de pressionar a Arábia Saudita e revelar como o crime foi cometido. A diretora da CIA, Gina Haspel, recebeu o material no mês passado.

Jamal Khashoggi era um jornalista saudita, opositor ao regime, que colaborava como colunista para o jornal americano “The Washington Post” e vivia nos EUA. Ele desapareceu no dia 2 de outubro, logo após entrar no consulado saudita em Istambul para pegar documentos para se casar.

Seus restos mortais foram encontrados no jardim da casa do cônsul-geral local. De acordo com investigações da Turquia, o jornalista, de 59 anos, teria sido assassinado e desmembrado dentro do consulado.

A Arábia Saudita, por sua vez, admite a morte de Khashoggi, mas alega que ele faleceu durante uma briga na sede diplomática.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?