metropoles.com

Tedros Adhanom celebra decisão da França sobre direito ao aborto

França foi o primeiro país a incluir o direito ao aborto na Constituição. A decisão foi tomada após votação no Legislativo francês

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
reprodução Twitter Organização Mundial da Saúde
retrato doutor tedros da oms, colorido
1 de 1 retrato doutor tedros da oms, colorido - Foto: reprodução Twitter Organização Mundial da Saúde

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, comemorou a decisão da França em incluir o direito ao aborto na Constituição do país. A mudança foi aprovada em uma sessão conjunta da Assembleia Nacional e do Senado.

“Aborto seguro é cuidado com a saúde. Saudamos a decisão da França de garantir os direitos das mulheres e salvar as suas vidas”, escreveu Tedros em seu perfil na rede social X, antigo Twitter.

A declaração do diretor da OMS aconteceu em resposta a uma publicação do primeiro-ministro da França, Gabriel Attal. “Hoje, a França enviou uma mensagem histórica ao mundo inteiro: os corpos das mulheres pertencem-lhes e ninguém tem o direito de dispor deles em seu lugar. Esta é a segunda vitória de Simone Veil e de todos aqueles que abriram caminho”, disse o líder francês.

O texto que altera a Constituição francesa recebeu 780 votos a favor e 72 contra. A redação deve ser promulgada pelo presidente Emmanuel Macron na próxima sexta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher.

“Orgulho francês, mensagem universal. Celebremos juntos a entrada de uma nova liberdade garantida na Constituição”, escreveu Macron no X.

O aborto é descriminilazo na França desde 1975, com a aprovação da lei Simone Veil, nome da então ministra da Saúde que apresentou o projeto. A interrupção era autorizada até a 14ª semana de gestação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?