metropoles.com

Taxa de mortalidade infantil no Brasil e no mundo teve queda histórica

A taxa de mortalidade infantil, de menores de 5 anos, teve queda histórica de 51% desde 2000, segundo dados da ONU

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
mortalidade infantil
1 de 1 mortalidade infantil - Foto: Getty Images

Segundo dados sobre mortalidade infantil divulgados pelas Nações Unidas, nessa terça-feira (12/3), o número de crianças que morreram antes de completar cinco anos atingiu o mínimo histórico no mundo. Entretanto, o relatório aponta que progresso ainda não é o suficiente, já que uma criança morre no mundo a cada seis segundos.

No Brasil, a queda foi de 60% em 2022. A taxa caiu de 14 mortes para cada mil crianças. No mundo, a taxa é de 37 mortes para cada mil crianças. Na Europa e EUA, o índice é de apenas 5 óbitos para cada mil crianças. 

“Por trás desses números estão as histórias de parteiras e profissionais de saúde qualificados que ajudam as mães a dar à luz seus recém-nascidos com segurança, vacinam crianças contra doenças mortais e fazem visitas domiciliares para apoiar as famílias”, disse a diretora-executiva do Unicef, Catherine Russell.

Avanços contra mortalidade infantil, mas com lentidão

Os avanços foram mais notáveis em países como Malauí, Ruanda, República Democrática do Congo, Camboja e Mongólia, onde a mortalidade infantil caiu mais de 75% desde o ano 2000.

O relatório do Grupo Inter-agência da ONU para a Estimação da Mortalidade Infantil mostrou que a taxa de mortalidade de menores de 5 anos diminuiu 51% desde 2000.

O objetivo da ONU reduzir as mortes infantis evitáveis para 25 por 1.000 nascidos vivos até 2030. Mas os progressos estão mais lentos desde 2015.

O relatório afirma que 59 países necessitam de investimentos imediatos em saúde infantil. Países com alta mortalidade na primeira infância, como Chade, Nigéria e Somália, registram 80 vezes mais mortes do que países com baixas taxas de mortalidade infantil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?