metropoles.com

Tanzaniano refugiado na Inglaterra ganha Prêmio Nobel de Literatura

Abdulrazak Gurnah publicou 10 romances e vários contos. O tema da ruptura do refugiado permeia sua obra

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/ Academia Real das Ciências da Suécia
Romancista Abdulrazak Gurnah, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura 2021
1 de 1 Romancista Abdulrazak Gurnah, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura 2021 - Foto: Arte/ Academia Real das Ciências da Suécia

O Prêmio Nobel de Literatura 2021 foi concedido ao tanzaniano Abdulrazak Gurnah, anunciou, nesta quinta-feira (7/10), a Academia Real das Ciências da Suécia.

O prêmio foi dado ao romancista, segundo a academia, devido à “sua penetração intransigente e compassiva dos efeitos do colonialismo e do destino do refugiado no abismo entre as culturas e os continentes”.

Gurnah nasceu em 1948 e cresceu na ilha de Zanzibar, no Oceano Índico, e chegou à Inglaterra como refugiado no fim da década de 1960.

“Após a libertação pacífica do domínio colonial britânico em dezembro de 1963, Zanzibar passou por uma revolução, que, sob o regime do presidente Abeid Karume, levou à opressão e perseguição de cidadãos de origem árabe; massacres ocorreram”, relata a academia, em nota à imprensa.

Gurnah pertencia ao grupo étnico vitimado e, depois de terminar os estudos, foi forçado a deixar a família e fugir do país. Ele tinha 18 anos.

O tanzaniano publicou 10 romances e vários contos. O tema da ruptura do refugiado permeia sua obra. Ele começou a escrever aos 21 anos no exílio e, embora o suaíli fosse sua primeira língua, o inglês se tornou ferramenta literária.

“Em todo o seu trabalho, Gurnah se esforçou para evitar a nostalgia onipresente de uma África pré-colonial mais primitiva. A sua formação é uma ilha culturalmente diversificada no Oceano Índico, com uma história de tráfico de escravos e várias formas de opressão sob várias potências coloniais — portuguesas, indianas, árabes, alemãs e britânicas — e com ligações comerciais com todo o mundo. Zanzibar era uma sociedade cosmopolita antes da globalização”, complementa a academia sueca.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?