metropoles.com

Taliban ameaça EUA após fim do diálogo: “Vão sofrer mais que ninguém”

O objetivo das negociações que se arrastam há mais de um ano é pôr fim à mais longa guerra em que os EUA já se envolveram: 18 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
RAHMAT GUL/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Afeganistão: Número de mortos por atentado em Cabul sobe para 103
1 de 1 Afeganistão: Número de mortos por atentado em Cabul sobe para 103 - Foto: RAHMAT GUL/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O grupo terrorista Taliban afirmou, neste domingo (08/09/2019), que os Estados Unidos “vão sofrer mais do que ninguém”, depois que o presidente Donald Trump suspendeu, de repente, as conversas em curso.

O objetivo destas negociações que se arrastam há mais de um ano é pôr fim à mais longa guerra em que os Estados Unidos já se envolveram: o confronto já dura 18 anos.

“Ainda (…) acreditamos que o lado americano voltará a esta posição (…) Nossa luta durante os últimos 18 anos tinha de ter mostrado aos americanos que não ficaremos satisfeitos até vermos o fim completo da ocupação”, tuitou o porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid.

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, reagiu, afirmando neste domingo que os EUA estão dispostos a reabrir as negociações, se os talibãs mudarem de atitude e respeitarem seus acordos.

Pompeo disse também que o presidente Donald Trump “ainda não decidiu”, se levará adiante a decisão de retirar os milhares de soldados americanos estacionados no Afeganistão, conforme previsto no projeto de acordo em discussão com os talibãs.

Em julho, o grupo praticou um atentado na capital do Afeganistão, Cabul, que matou 65 pessoas. Um carro-bomba explodiu e o grupo informou que a intenção era atingir um prédio do ministério da Defesa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?