metropoles.com

Talibã proíbe salões de beleza no Afeganistão: “Apartheid de gênero”

Talibã ordenou que estabelecimentos de beleza fechem as portas em, no máximo, um mês. ONU alerta para série de violações de gênero

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Mulheres no Afeganistão
1 de 1 Mulheres no Afeganistão - Foto: Getty Images

O Talibã proibiu o funcionamento de salões de beleza no Afeganistão, e os estabelecimentos têm um mês para fechar definitivamente as portas. A medida é mais uma restrição aos espaços que podem ser ocupados por mulheres afegãs — e também inclui escolas, universidades, e locais públicos, como parques e academias.

“O prazo para o fechamento de salões de beleza para mulheres é de um mês”, disse Mohammad Sadiq Akif, porta-voz do Ministério para a Prevenção do Vício e Propagação da Virtude, nessa terça-feira (4/7), segundo informações da Reuters.

Os estabelecimentos surgiram em território afegão dias após o Talibã ser retirado do poder, no fim de 2001. Muitos permaneceram abertos após o retorno do regime, há dois anos, oferecendo locais de convivência e serviços voltados para o público feminino, bem como empregos às mulheres.

Os salões são, geralmente, femininos e têm as janelas cobertas para que as clientes não possam ser vistas de fora.

A Organização das Nações Unidas (ONU) considera como um “apartheid de gênero” as restrições aos direitos de mulheres e meninas no país, desde que o Talibã assumiu o poder, em 2021.

No ano passado, autoridades ligadas ao regime fecharam a maioria das escolas de ensino fundamental e médio voltadas para meninas, proibiram mulheres de frequentarem universidades e impediram a entrada delas em locais públicos, como balneários, academias e parques.

O governo, no entanto, afirma respeitar os direitos das mulheres de acordo com a interpretação da lei islâmica e os costumes afegãos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?