Talibã diz ter conquistado última província que resistia ao grupo
Extremistas publicaram vídeos na cidade, mas a vitória foi contestada pelo membros da resistência na região
atualizado
Compartilhar notícia
O Talibã anunciou, nesta segunda-feira (6/9), que conquistou a província de Panjshir, última região do Afeganistão que resistia ao controle do grupo. A informação, no entanto, é contestada pelas forças de resistência.
“O último ninho do inimigo, a província de Panjshir, foi totalmente conquistado… Asseguramos que o ilustre povo de Panjshir não sofrerá nenhum tratamento discriminatório. Todos são nossos irmãos e trabalharemos por um país e um objetivo comum. Com os esforços recentes e esta vitória, nosso país está completamente fora do vórtice da guerra”, afirmou o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, pelas redes sociais.
O grupo também usou as redes para publicar imagens de extremistas em frente aos portões da casa do governador de Panjshir. Em outro vídeo, soldados do Talibã hasteiam a bandeira do grupo em prédio da capital da província. Veja as imagens abaixo:
Breaking: #Taliban liberated #Panjshir . pic.twitter.com/UxNTlBYh7S
— Tariq Ghazniwal (@TGhazniwal) September 6, 2021
نمایه تصویری فتح ولایت پنجشیر pic.twitter.com/rvMLVgSD46
— عمر افغان (@umar313afg) September 6, 2021
A Frente de Resistência Nacional do Afeganistão (FNR), organização que luta contra a ocupação, nega a derrota. “As forças da FNR estão presentes em todas as posições estratégicas, por todo o vale, para continuar a luta”, disseram.
No domingo (5/9), o líder da FRN anunciou que recebeu propostas de acadêmicos religiosos para negociar o fim do conflito em Panjshir. Sobre a proposta, o chefe da Frente de Resistência Nacional, Ahmad Massoud, declarou que estava pronto para negociar, mas, segundo o Talibã, um acordo não foi firmado.
Durante o comunicado, Mujahid, ainda disse que um novo governo será instaurado no país, mas não especificou quando.