Talibã diz buscar “governo inclusivo” e pede que mulheres voltem aos postos do governo
Após situação caótica no aeroporto internacional de Cabul na segunda-feira (16/8), voos de evacuação retornaram
atualizado
Compartilhar notícia
Em comunicado divulgado nesta terça-feira (17/8), o Talibã pediu para que a população volte à rotina normal no Afeganistão. O grupo, que tomou o governo no último domingo (15/8), anunciou “anistia geral” e até solicitou às mulheres o retorno aos seus postos, o quanto antes. À CNN, Suhail Shaheen, um porta-voz do grupo, disse que há a intenção de instituir um governo “inclusivo”.
O Talibã tenta uma conversa mais moderada com a população, após o pânico gerado na segunda-feira (16/8). No aeroporto de Cabul, capital do país, dezenas de pessoas tentavam sair da região afegã.
Alguns até subiram nas asas de uma aeronave da força aérea norte-americana. Já no ar, duas pessoas despencaram. Todos os voos foram cancelados devido às aglomerações de populares. Nesta terça-feira, os voos de evacuação foram retomados.
Otan se reúne nesta terça
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, em nota, disse que o conselho do órgão discutirá ainda hoje a situação afegã.
“Continuamos a avaliar os desenvolvimentos no terreno e estamos em contato constante com as autoridades afegãs e o resto da comunidade internacional. Nosso objetivo continua sendo apoiar o governo e as forças de segurança afegãs, tanto quanto possível. A segurança do nosso pessoal é primordial. A Otan manterá presença diplomática em Cabul e continuará a se ajustar conforme necessário”, informou.