Talibã faz “funeral” para celebrar retirada de tropas dos EUA. Assista
Em vídeo é possível ver integrantes do grupo extremista carregando caixões com as bandeiras dos EUA, do Reino Unido, da França e da Otan
atualizado
Compartilhar notícia
Com intuito de comemorar a saída das tropas norte-americanas do Afeganistão, integrantes do grupo extremista Talibã e simpatizantes realizaram, nesta terça-feira (31/8), um “funeral comemorativo”. Eles desfilaram carregando caixões com a bandeira dos Estados Unidos e de outros aliados.
O ato ocorreu na cidade de Khost, no leste do Afeganistão, a cerca de 233 km de Cabul. As imagens foram divulgadas pela rede Zhman TV.
Assista:
A humiliating end to the American-led war in Afghanistan as Afghans in Khost celebrate the departure of all Western military forces by parading coffins draped with the flags of the US, Britain, France and NATO in a celebratory funeral.pic.twitter.com/DkQWI3TZDL
— ☕️ حسن (@hassan_yazdi) August 31, 2021
No vídeo, a multidão — formada majoritariamente por homens — carrega caixões com as bandeiras dos EUA, do Reino Unido, da França e da Otan.
Depois de quase 20 anos, os Estados Unidos retiraram suas tropas do Afeganistão nessa segunda-feira (30/8). O presidente norte-americano, Joe Biden, tem sofrido críticas pelo modo como a operação foi conduzida e suas possíveis repercussões para afegãos e o resto do mundo.
Os EUA e seus aliados ocidentais lutaram para salvar cidadãos de seus próprios países, bem como tradutores, funcionários de embaixadas locais, ativistas de direitos civis, jornalistas e outros afegãos vulneráveis a represálias do Talibã.