Supremo dos EUA mantém norma de Trump que autoriza expulsar imigrantes
Regra sanitária de Trump para expulsar imigrantes, conhecida como Título 42, continuará sendo utilizada pelos estados norte-americanos
atualizado
Compartilhar notícia
A Suprema Corte dos Estados Unidos reiterou a legalidade, nesta terça-feira (27/12), de uma controversa medida sanitária utilizada durante a pandemia de Covid-19 contra imigrantes. Conhecida como Título 42, a norma foi aplicada durante a gestão do ex-presidente norte-americano Donald Trump para expulsar pessoas que tentaram entrar no país pela fronteira com o México.
O governo de Joe Biden informou no início do ano que a medida imposta pelos Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças (CDC) para evitar a propagação da Covid-19 seria suspensa. Entretanto, o dispositivo continua sendo utilizado pela atual gestão e pelos estados norte-americanos para conter a entrada de imigrantes no país.
Com cinco votos a favor e quatro contra, a decisão acatou os argumentos apresentados por uma petição entregue por procuradores de 19 estados diferentes que afirmam que as instalações públicas do país ficariam sobrecarregadas com a chegada de novos imigrantes, caso a entrada nos Estados Unidos fosse flexibilizada.
Em comunicado, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que o governo Biden “cumpriria a ordem e se prepararia para a revisão do Tribunal”.
“Ao mesmo tempo, estamos avançando em nossos preparativos para administrar a fronteira de maneira segura, ordenada e humana quando o Título 42 eventualmente for suspenso e continuaremos expandindo os caminhos legais para a imigração”, afirmou Karine Jean-Pierre.