metropoles.com

Suprema Corte dos EUA mantém permissão ao acesso à pílula abortiva

Decisão foi de forma unânime por nove juízes que concordaram que os autores da ação não tinham direitos legais para processar a FDA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ unsplash/ Myriam Zilles
Imagem colorida de comprimidos - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de comprimidos - Metrópoles - Foto: Reprodução/ unsplash/ Myriam Zilles

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta quinta-feira (13/6), por unanimidade de nove juízes, manter a venda de pílula abortiva nas farmácias do país. O tribunal rejeitou a ação proposta por um grupo de organizações e médicos antiaborto que queriam impedir que o produto fosse vendido. 

De acordo com levantamento do governo norte-americano, em 2023, estima-se que de seis a cada dez abortos realizado nos Estados Unidos tenham sido por meio de medicações, entre eles a mifepristona.

Ainda conforme os juízes da Suprema Corte, os ativistas antiaborto não possuem direitos legais para processar a FDA (sigla em inglês), agência responsável pela regularização de medicamentos dos Estados Unidos, por permitir a comercialização da droga.

“Nos termos do Artigo III da Constituição, o desejo de uma demandante de tornar uma droga menos disponível para outros não estabelece legitimidade para processar”, escreveu Brett Kavanaugh, juiz responsável por escrever a decisão.

O presidente Joe Biden disse em comunicado nesta quinta-feira (13/6) que a decisão do tribunal “não muda o fato de que a luta pela liberdade reprodutiva continua”.

Esta foi a primeiro decisão sobre direito ao aborto desde 2022, quando os juízes derrubaram o caso de Roe contra Wade, que garantia o acesso à interrupção da gravidez no país desde 1973.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?