Suíça fará reunião por paz entre Ucrânia e Rússia a pedido de Zelensky
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, discursou no Fórum Econômico de Davos, que acontece na Suíça
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, discursou no Fórum Econômico de Davos, na Suíça, nesta terça-feira (16/1). O chefe do Executivo ucraniano pediu sanções mais duras contra a Rússia e promoveu um plano de paz para o conflito contra Moscou, que se arrasta há quase dois anos.
Nessa segunda-feira (15/1), Zelensky se reuniu com a presidente da Suíça, Viola Amherd, e pediu para que o país sediasse uma reunião visando a paz. De acordo com o ucraniano, os preparativos já estão sendo discutidos. Ainda não há detalhes sobre quando será a conferência.
“Temos de garantir que a guerra terminará numa paz justa e estável”, defendeu o presidente ucraniano. “Convido todos os líderes e países que respeitam a paz e o direito internacional a juntarem-se a nós. Juntos, podemos responder a quaisquer questões cruciais. A paz deve ser a resposta”, completou Zelensky.
O líder também pediu o endurecimento de sanções contra a Rússia de Vladimir Putin.
“Putin personifica a guerra. Todos sabemos que ele é a única razão pela qual persistem várias guerras e conflitos e por que todas as tentativas de restaurar a paz falharam. Ele não vai mudar. Devemos mudar”, criticou.