metropoles.com

Suécia rejeita pedido de prisão para Assange por alegação de estupro

Atualmente, o fundador do WikiLeaks cumpre uma pena de 50 semanas preso no Reino Unido por violar a condicional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
David G Silvers/Cancillería del Ecuador
RUEDA_DE_PRENSA_CONJUNTA_ENTRE_CANCILLER_RICARDO_PATIÑO_Y_JULIAN_ASSANGE
1 de 1 RUEDA_DE_PRENSA_CONJUNTA_ENTRE_CANCILLER_RICARDO_PATIÑO_Y_JULIAN_ASSANGE - Foto: David G Silvers/Cancillería del Ecuador

Um tribunal da Suécia rejeitou nesta segunda-feira (03/05/2019) um pedido de procuradores para que o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, seja detido mesmo ausente devido a uma alegação de estupro de 2010. São informações do Estadão.

Assange, que é cidadão australiano, está cumprindo uma pena de 50 semanas de prisão no Reino Unido por violar a condicional depois de passar sete anos abrigado na embaixada equatoriana em Londres para evitar uma extradição para a Suécia. Ele nega a acusação de estupro.

O veredicto desta segunda-feira significa que o procurador sueco não pode, a essa altura, pedir sua extradição do Reino Unido. Os Estados Unidos já solicitaram a extradição de Assange devido a acusações de conspiração. Se o Reino Unido aceitar o pedido antes de a Suécia fazer sua própria reivindicação, Assange será enviado aos EUA.

Outro fator incitando o procurador sueco a agir rapidamente é que a acusação do suposto estupro prescreve em agosto de 2020.

Mas o advogado de defesa Per Samuelson argumentou que o encarceramento de Assange no Reino Unido significa que não existe risco de fuga.

A pedido dos EUA
“Ele ficará na prisão por ao menos meio ano e está detido a pedido dos Estados Unidos. Então não faz sentido detê-lo na Suécia também”, disse Samuelson.

Procuradores suecos descartaram a investigação de estupro em 2017, mas a reabriram depois que o Equador rescindiu sua concessão de asilo a Assange em abril, permitindo que a polícia britânica o prendesse.

“A investigação (de estupro) continua com entrevistas na Suécia. Também emitirei uma Ordem de Investigação Europeia para entrevistar Julian Assange”, disse a procuradora Eva-Marie Persson em um comunicado após o veredicto desta segunda.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?