Suécia aprova mudança legal de gênero a partir dos 16 anos
Além de reduzir idade mínima e agilizar procedimento, norma facilita acesso a intervenções cirúrgicas de mudança de sexo
atualizado
Compartilhar notícia
O Parlamento da Suécia aprovou nesta quarta-feira (17/4) uma lei que reduz de 18 para 16 anos a idade mínima para mudar legalmente de gênero e facilita o acesso a intervenções cirúrgicas de mudança de sexo. O projeto recebeu 234 votos a favor e 94 contra no Parlamento sueco de 349 assentos.
Embora o país nórdico tenha sido o primeiro a introduzir a mudança legal de gênero em 1972, a proposta, que visa permitir a chamada “autoidentificação” e simplificar o procedimento, provocou um intenso debate no país. O primeiro-ministro conservador, Ulf Kristersson, admitiu ter cedido à pressão dos membros do seu partido sobre a questão.
“A grande maioria dos suecos nunca perceberá que a lei mudou, mas para várias pessoas transgêneros a nova lei faz uma grande e importante diferença”, disse Johan Hultberg, um parlamentar que representa o conservador Partido Moderado, que faz parte do governo.
Leia a reportagem completa no Deutsche Welle, parceiro do Metrópoles.