metropoles.com

Sudão: ONU pede “ao menos três dias” de cessar-fogo até fim do Ramadã

Há quase uma semana, o Sudão é palco do conflito entre facções militares rivais. Nós últimos dias, três agentes da ONU morreram após ataques

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mahmoud Hjaj/Anadolu Agency via Getty Images
Sudão - ataque - violência - guerra
1 de 1 Sudão - ataque - violência - guerra - Foto: Mahmoud Hjaj/Anadolu Agency via Getty Images

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu, nesta sexta-feira (20/4), “ao menos três dias” de cessar-fogo no Sudão até o fim do Ramadã, período sagrado para os muçulmanos, porque se acredita que nele Moisés recebeu a revelação do Alcorão do anjo Gabriel. O país africano é palco do conflito entre facções militares rivais que lutam pelo poder há quase uma semana.

No Sudão, pelo menos 97 civis foram mortos e outros 365 ficaram feridos desde o início dos combates no território. O Exército do país localizado na África está em combate com um grupo paramilitar que tenta dar um golpe e tomar o poder da nação.

De acordo com Guterres, a trégua vai possibilitar que os civis presos em zonas de conflito possam buscar tratamento médico, alimentos e outros suprimentos essenciais. “Este deve ser o primeiro passo para dar uma trégua nos combates e abrir caminho para um cessar-fogo permanente”, disse.

A reunião foi convocada pela União Africana (UA). Centenas de pessoas foram mortas, incluindo crianças. Forças humanitárias também foram impedidas de realizar operações de salvamento, devido a ataques e saques.

Guterres mostrou preocupação com integridade dos agentes da ONU que estão no Sudão. Nos últimos dias, três integrantes da organização morreram após ataques no país.

Confira a declaração completa:

“Também estou extremamente preocupado com a situação do pessoal das Nações Unidas, muitos dos quais estão presos em suas casas em áreas de conflito ativo. Estamos fazendo tudo ao nosso alcance para poder apoiá-los ”, declarou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?