Submarino Titan: som captado nas buscas será revelado nesta 5ª (7/3)
O áudio captado será reproduzido no primeiro episódio do documentário “Minute By Minute; The Titan Sub Disaster”
atualizado
Compartilhar notícia
Será revelado pela primeira vez, nesta quinta-feira (7/3), o barulho captado pela Guarda Costeira do Canadá durante as buscas ao submarino desaparecido no fundo do Oceano Atlântico. Ele sumiu durante uma expedição para visitar os restos do Titanic em junho do ano passado.
O áudio captado será inteiramente reproduzido no primeiro episódio do documentário “Minute By Minute; The Titan Sub Disaster”, da rede britânica Channel 5.
Foi identificado no terceiro dia de buscas ao submarino o som que se assemelhava a batidas repetitivas e em intervalo similares, durante 30 minutos.
O ruído fez com que as equipes redirecionaram as rotas e focassem no perímetro do som. Dias depois, as patrulhas canadenses encontraram destroços na nova área de busca. Os destroços, segundo os socorristas, confirmavam a tese de que a embarcação implodiu no fundo do mar, provavelmente por causa de uma forte pressão interna. Mas o som captado pode mudar essa hipótese.
Relembre o caso
Em 18 de junho, o submarino Titan, operado pela OceanGate Expeditions, desapareceu no Oceano Atlântico, próximo à costa de Terra Nova, no Canadá. Quatro dias depois, a Guarda Costeira dos Estados Unidos anunciou a morte dos cinco tripulantes a bordo.
A expedição, com custo de US$ 250 mil por pessoa e prometendo uma “oportunidade de escapar da rotina e descobrir algo verdadeiramente extraordinário”, começou a descida de duas horas a 3,8 mil metros abaixo do nível do mar às 9h, horário de verão no Oceano Atlântico.