Submarino que desapareceu na Indonésia tem oxigênio para mais 24 horas
Embarcação sumiu na terça-feira (20/4), com 53 pessoas a bordo. Há mais países envolvidos na busca pelo submarino
atualizado
Compartilhar notícia
O oxigênio do submarino KRI Nanggala-402, que está desaparecido desde terça-feira (20/4), com 53 pessoas a bordo, só tem estoque para mais 24 horas. A embarcação, que estava no norte de Bali, na Indonésia, perdeu o contato com a Marinha do país enquanto tentava concluir manobras de treinamento.
As probabilidades pesquisadas pela Marinha da Indonésia mostram que a embarcação pode estar a até 700 metros de profundidade no oceano. No entanto, caso seja comprovada a teoria, é possível que o submarino tenha se rompido devido à pressão da água.
Segundo a Marinha da Indonésia, o oxigênio pode acabar, no máximo, até a madrugada de sábado (24/4) – tarde desta sexta-feira (23/4) no horário de Brasília.
“As reservas de oxigênio do submarino durante uma queda de energia são de 72 horas (tempo que o equipamento desapareceu). Espero que os encontremos antes“, declarou Yudo Margono, comandante do Estado-Maior da Marinha, em nota oficial.
Ainda de acordo com autoridades locais, foi encontrada uma grande mancha de óleo numa região perto de onde estava a embarcação. Há duas hipóteses em relação à situação. A primeira é que tenha ocorrido um acidente, o que ocasionou os resquícios de óleo. A outra é que os tripulantes tenham utilizado a própria mancha para pedir socorro.
Vale destacar que não há apenas o arquipélago da Indonésia envolvido no processo de busca pelo submarino. Países como Malásia e Singapura já estão atuando. Além disso, Austrália, Estados Unidos, Alemanha, França e Índia ofereceram auxílio no resgate.