metropoles.com

Submarino argentino relatou falha antes de desaparecer no Atlântico

Segundo informações da Marinha do país, embarcação que sumiu na quinta-feira (16) recebeu ordem de retornar à base em Mar del Planta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Archivo Gaceta Marinera
argentina1
1 de 1 argentina1 - Foto: Reprodução/Archivo Gaceta Marinera

A Marinha argentina informou na tarde desta segunda-feira (20/11) que o capitão do submarino ARA San Juan, que desapareceu na quinta (16) no Oceano Atlântico com 44 tripulantes, relatou pane nas baterias em sua última comunicação com a base.

“A embarcação saiu à superfície e comunicou essa avaria, por isso, o comando da Marinha lhe disse que mudasse sua rota e viesse a Mar del Plata”, afirmou Gabriel Galeazzi, comandante da base naval da cidade argentina, 400 km ao sul de Buenos Aires, para onde o submarino deveria ter retornado.

Pouco antes, a Marinha argentina informou que as tentativas de chamadas telefônicas via satélite detectadas no sábado (18) atribuídas à embarcação não vieram do submarino.

“Recebemos oficialmente o relatório da empresa que investigou todos os sinais e explicou que as sete tentativas de comunicação do sábado não têm correspondência com o telefone satelital do submarino”, afirmou o porta-voz da Marinha Enrique Balbi, em entrevista coletiva em Buenos Aires.

O ARA San Juan realizava um exercício de vigilância marítima na quinta, a cerca de 400 km de Puerto Madryn, na costa da Patagônia, no sul argentino, quando perdeu contato com a base.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?