Sputnik V: laboratório lamenta infecção de presidente da Argentina
Alberto Fernández tomou a vacina no dia 21 de janeiro. Mesmo assim, anunciou ter testado positivo para Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
O Centro Gamaleya de Microbiologia e Epidemiologia do Ministério da Saúde da Rússia, laboratório russo criador da vacina Sputnik V contra a Covid-19, lamentou, neste sábado (3/4), que o presidente da Argentina, Alberto Fernández, tenha testado positivo para a doença.
Fernández já havia tomado as duas doses do imunizante. Mesmo assim, anunciou em suas redes sociais ter sido diagnosticado com a doença por meio de um teste rápido feito logo após sentir febre e uma leve dor de cabeça.
Ao se solidarizar com Fernández, o laboratório assegurou que a vacinação tem eficácia de 100% contra casos graves e que, por isso, é garantida uma rápida recuperação e sintomas leves.
“Estamos tristes em ouvir isso. O Sputnik V é 91,6% eficaz contra infecções e 100% eficaz contra casos graves. Se a infecção for confirmada, a vacinação garante uma recuperação rápida e sem sintomas graves ”, escreveu. “Desejamos a ele uma recuperação rápida!”, acrescentou.
The Gamaleya Institute: We are sad to hear this. #SputnikV is 91.6% effective against infection and 100% effective against severe cases. If the infection is indeed confirmed and occurs, the vaccination ensures quick recovery without severe symptoms. We wish you a quick recovery!
— Sputnik V (@sputnikvaccine) April 3, 2021
Neste sábado, a Unidade Médica Presidencial do governo argentino confirmou que o teste PCR de Alberto Fernández também deu positivo. “A partir de hoje, avaliei o Chefe do Executivo, que está estável, assintomático, com parâmetros dentro dos limites da normalidade”, detalha o comunicado.
“O diagnóstico da infecção pelo COVID-19 é confirmado pelo recebimento da PCR positiva, deixando claro que o quadro clínico é leve devido em grande parte ao efeito protetor da vacina recebida”, detalhou o comunicado da equipe chefiada por Federico Saavedra.
Quería contarles que al terminar el día de hoy, luego de presentar un registro de fiebre de 37.3 y un leve dolor de cabeza, me realice un test de antígeno cuyo resultado fue positivo.
— Alberto Fernández (@alferdez) April 3, 2021
Neste sábado. Fernández agradeceu mensagens de presidentes de países da América Latina, como Rafael Correa, do Equador; Francisco Sagasti, do Peru; Mario Abdo, do Paraguai; Diaz Canel, de Cuba; Lopez Obrador, do México; Sebastian Piñera, do Chile, entre outros.
Ele citou também mensagem do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.
Muchas Gracias mi querido amigo @LulaOficial. Me hace mucho bien tu aliento. Sabes de mi respeto, admiración y cariño por vos. En estos tiempos de pandemia unamos más que nunca nuestros esfuerzos por preservar la salud de nuestros pueblos. https://t.co/iiydlxk9wg
— Alberto Fernández (@alferdez) April 3, 2021