Soldados russos atiram contra civis desarmados em Kiev
Câmera de segurança registraram militares entrando em loja e roubando bicicletas e uma scooter. Um dos homens baleados morreu no local
atualizado
Compartilhar notícia
Câmeras de segurança registraram o momento em que cinco soldados russos atiraram, nesta quinta-feira (12/5), contra civis desarmados em uma loja de biciletas, em Kiev, na Ucrânia. Duas pessoas foram baleadas.
As imagens mostram os militares chegando em uma van com o sinal V, símbolo utilizado pelas pelas forças russas, e as palavras Tank Spetsnaz, em tinta preta. O grupo, então, anda até a loja com as armas apontadas.
Eles conversam com dois civis, e um deles chega a levantar as mãos para mostrar que estava desarmado. Momentos depois, os soldados russos começam a atirar. Um dos ucranianos morreu na hora.
O vídeo ainda mostra o segundo homem alvejado, identificado como Leonid Pliats, caminhando baleado para a loja. Ele trabalhava como segurança no local.
Pliats, então, amarra um cinto na coxa para diminuir o sangramento e grita por ajuda. Enquanto isso, os soldados entraram na loja, roubaram bicicletas, uma scooter, beberam uísque e quebraram câmeras de segurança.
Veja o vídeo divulgado pela BBC:
As imagens foram encaminhadas para a polícia ucraniana e para a Promotoria, que abriu investigação por um possível crime de guerra.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.