Soldado afegão morre durante troca de tiros no aeroporto de Cabul
Informação foi divulgada pelo exército alemão nas redes sociais. Segundo a corporação, três pessoas ficaram feridas
atualizado
Compartilhar notícia
Um soldado afegão morreu, nesta segunda-feira (23/8), durante troca de tiros no aeroporto de Cabul, no Afeganistão. A informação foi divulgada pelo exército alemão nas redes sociais.
Segundo a corporação, além do afegão morto, três pessoas ficaram feridas. “Nesta manhã, às 4h13, um tiroteio entre as forças de segurança afegãs e atacantes desconhecidos ocorreu no portão norte do aeroporto de Cabul”, informou o Exército Alemão.
De acordo com a publicação, forças de segurança norte-americanas e alemãs também estiveram envolvidas no confronto. Todos os soldados da Alemanha sobreviveram.
Em nota, o exército alemão informou que os afegãos presentes na troca de tiros fazem parte do exército local. “Eles estão envolvidos no contexto da operação multinacional na segurança do aeroporto de Cabul”, informou a corporação.
Heute Morgen um 04.13Uhr MESZ kam es am North Gate des Flughafens #Kabul zu einem Feuergefecht zwischen afghanischen Sicherheitskräften und unbekannten Angreifern. Eine afghanische Sicherheitskraft wurde dabei getötet, drei weitere verwundet. pic.twitter.com/4FLILE1NVA
— Bundeswehr im Einsatz (@Bw_Einsatz) August 23, 2021
Caos no aeroporto
Desde que o Talibã assumiu o controle de Cabul, capital do Afeganistão, o aeroporto da cidade registra cenas de caos. Milhares de afegãos se dirigiram ao local para tentar fugir do país, temendo o regime implementado pelo grupo extremista.
Um ex-jogador da seleção de base do Afeganistão foi identificado como um dos que morreram ao tentarem se agarrar ao trem de pouso de um C-17 que saía de Cabul no dia 16 de agosto, em meio à tomada da capital afegã pelo Talibã. O atleta caiu da aeronave militar norte-americana que já havia decolado.
No dia 15 de agosto, 823 pessoas embarcaram em um avião militar americano. A princípio, autoridades calculavam que 640 pessoas estavam a bordo, mas a informação foi corrigida pelo Pentágono na última sexta-feira (20/8).
A imagem do avião C-17 Globemaster III rodou o mundo e mostra uma multidão dentro da aeronave. A capacidade do veículo é de apenas 100 pessoas, muito menor do que o número de passageiros na data.
A aeronave pousou no Qatar, mais de duas horas após a partida.