metropoles.com

Sobe para 38 número de mortos por passagem do ciclone Kenneth

Segundo um balanço divulgado nesta segunda-feira (29/04/2019), ainda há 39 feridos e 35 mil casas destruídas ou danificadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Twitter
ciclone kenneth
1 de 1 ciclone kenneth - Foto: Reprodução/ Twitter

Subiu para 38 o número de mortos pela passagem do ciclone Kenneth em Moçambique. Segundo o balanço, divulgado nesta segunda-feira (29/04/2019) ainda há 39 feridos e 35 mil casas destruídas ou danificadas. O balanço anterior publicado pelo Instituto Moçambicano de Gestão de Emergências (INGC) relatou cinco mortes na província de Cabo Delgado, na fronteira com a Tanzânia.

A tempestade, a segunda dessa magnitude a atingir o país em um mês, atingiu Moçambique na quinta-feira (25/04/2019), com ventos próximos de 300 km/h e chuvas muito fortes, apenas seis semanas após a passagem devastadora do ciclone Idai ao sul do país.

As chuvas seguem atingindo a região, o que tem atrapalhado as operações de resgate, segundo a ONU. As estradas nos distritos rurais do norte do país encontram-se inundadas e intransitáveis após as chuvas torrenciais de domingo.

“Infelizmente as condições climáticas estão mudando muito rápido e ameaçando a operação”, disse Saviano Abreu, porta-voz do Ocha, sigla em inglês do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários.

O ciclone Kenneth atingiu as ilhas de Comores e depois a província de Cabo Delgado, em Moçambique. As tempestades provocaram o corte de energia e de comunicações. Algumas comunidades rurais ficaram reduzidas escombros de madeira, com apenas raras estruturas ou palmeiras ainda de pé.

O Idai atingiu em meados de março a segunda maior cidade do país, Beira, no centro de Moçambique, e depois continuou a sua rota para o Zimbábue. O ciclone matou mil pessoas e deixou centenas de milhares de desabrigados em ambos os países.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?