Sobe para 16 o número de mortos no terremoto que atingiu a Indonésia
Além de centenas de feridos, mais de 500 montanhistas estão presos no monte Rinjani
atualizado
Compartilhar notícia
Subiu para 16 o número de mortos no terremoto que atingiu a ilha de Lombrok, Indonésia no domingo (29/7). Mais 104 réplicas seguiram o primeiro tremor, que tinha magnitude de 6,4, considerado elevado pela Escala Richter.
Nesta segunda-feira (30/7) autoridades informaram que 504 montanhistas e seus guias turísticos estão presos no monte Rinjani. “Mais 500 pessoas estão em Segara Anakan e 60 em Batu Ceper”, afirmou o diretor do Parque Nacional de Rinjani. Para o resgate, dois helicópteros estão sendo utilizados e 165 equipes foram mobilizadas. Cerca de 246 pessoas já foram retiradas do local.
AHORA | Más de 500 senderistas permanecen atrapados en monte Rinjani, isla de Lombok, #Indonesia, tras fuerte Sismo de M6,4, informa AFP via Actualidad RT, el 30.07.2018 Video por Christian Quintero (Turista Colombiano). #Volcano #Earthquake #Gempabumi #Terremoto #zabedrosky pic.twitter.com/A8VjWa4363
— ⚠David de Zabedrosky? (@deZabedrosky) 30 de julho de 2018
Os turistas que são de 26 países, majoritariamente da França, Alemanha, Estados Unidos e Tailândia, estão fora de perigo até o momento. O monte Rinjani é bastante procurado para escaladas, com 3.726 metros de altura, é o segundo maior vulcão do país.
Em decorrência dos danos causados aos edifícios locais, e a possibilidade de novas réplicas, o governo permanece em alerta. Há centenas de feridos e milhares de prédios estão desmoronando.
A Indonésia é propensa a terremotos por causa de sua localização no chamado “Círculo de Fogo” do Pacífico, um arco com muitos vulcões e encontros entre placas tectônicas.
Em dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 na costa oeste de Sumatra desencadeou um tsunami que matou 230 mil pessoas em vários países. (Feito com informações do jornal Expresso)