metropoles.com

Sobe para 17 número de mortos pelo furacão Irma, que perde força

O fenômeno chegou nesta sexta-feira (8/9) ao sul das Bahamas, com ventos máximos de até 260 km por hora

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
NASA-NOAA
furacão Irma eua
1 de 1 furacão Irma eua - Foto: NASA-NOAA

O olho do furacão Irma chegou nesta sexta-feira (8/9) à ilha Grande Inagua, no sul das Bahamas, com ventos máximos de até 260 km por hora, que o mantém na categoria de intensidade 5. Apesar disso, o fenômeno tem perdido força nas últimas horas, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, sigla em inglês).

O furacão já deixou 17 vítimas fatais confirmadas — quatro delas são das Ilhas Virgens americanas. As demais mortes foram registradas na ilha franco-holandesa St. Martin.

Às 2h (horário local, 3h de Brasília), o olho de Irma passava 30km ao norte de Grande Inagua — que tem mil habitantes — a uma velocidade de 260km/h em direção norte-noroeste. Embora o furacão siga na categoria de intensidade 5, a máxima na escala Saffir-Simpson, os ventos atuais indicam que perdeu alguma força, uma vez que a velocidade  registrada, nos últimos dias, era de 295km por hora.

O olho do Irma seguirá avançando durante a manhã desta sexta-feira para o sudeste das Bahamas e depois para a costa norte cubana e o resto das Bahamas, durante esta sexta e parte do sábado (9/9), de acordo como o NHC.

O furação deve atingir a Flórida neste fim de semana, provocando danos e tempestades. Irma está agora a 840km de Miami (Estados Unidos), onde chegará no domingo (10). Cuba começou a sentir nesta sexta os primeiros efeitos do furacão, com ventos de 240km/ por hora.

Os EUA temem um grande impacto do Irma em Miami, poucos dias depois do furação Harvey destruir o estado do Texas. “A cidade está em uma das piores posições possíveis”, alertaram os meteorologistas. Milhares de pessoas já estão deixando Miami e outras zonas do sul da Flórida.

Companhias aéreas, como a italiana Alitalia, anunciaram o cancelamento de voos para o Caribe e para Miami no fim de semana.

Outro furacão, o José, também se formou no Oceano Atlântico e atravessa o Caribe.

República Dominicana
Os efeitos do furacão Irma desalojaram 24,1 mil pessoas na República Dominicana, onde o número de províncias em alerta vermelho diminuiu de 19 para cinco, informou nesta sexta o Centro de Operações de Emergências (COE).

Do total de desalojados, 13,4 mil se encontram em casas de parentes e 10,7 mil nos albergues oficiais, explicou em coletiva de imprensa o subdiretor do COE, José Luis Germán.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?