metropoles.com

Sobe para 12 o número de mortes pela Ômicron no Reino Unido

Além dos 12 óbitos, há ao menos 104 pessoas hospitalizadas com a nova variante do coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Viktor Forgacs/ Unsplash
Covid-19
1 de 1 Covid-19 - Foto: Viktor Forgacs/ Unsplash

Subiu para 12 o número de mortos por complicações da variante Ômicron no Reino Unido. A informação foi confirmada pelo vice primeiro-ministro britânico, Dominic Raab, nesta segunda-feira (20/12).

Além dos 12 óbitos, há ao menos 104 pessoas hospitalizadas com a variante do novo coronavírus. As informações constam no último boletim epidemiológico divulgado pelas autoridades de saúde locais.

O que podemos aprender com os países que já enfrentam a Ômicron

A cepa tem se alastrado rapidamente pelo globo. Somente o Reuni Unido soma mais de 37 mil casos da variante. Na última semana, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, havia confirmado o primeiro óbito pela variante na região.

A nova mutação do vírus foi detectada pela primeira vez na África do Sul, mas rapidamente se espalhou por todo o continente africano e pela Europa. A nova onda de contaminação fez com que países europeus retomassem medidas de restrição e criassem normas para incentivar a vacinação contra a Covid.

Cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Hong Kong afirmaram, na última quarta-feira (15/12), terem encontrados evidências para explicar porque a variante Ômicron está se espalhando rapidamente, mas provoca sintomas mais brandos do que as versões anteriores do coronavírus.

Um estudo feito em laboratório para analisar a capacidade de multiplicação do vírus em diferentes tecidos do corpo humano mostrou que a Ômicron infecta cerca de 70 vezes mais rápido do que a Delta e a cepa original do coronavírus nas vias aéreas durante as 24 horas após a infecção.

Esta característica pode facilitar a transmissão do vírus entre as pessoas, fazendo com que mais indivíduos adoeçam em um curto intervalo de tempo. Ao menos 77 países já relataram casos de Covid-19 relacionados à infecção pela Ômicron desde que ela foi descoberta por cientistas sul-africanos, em 24 de novembro.

3 imagens
Devido à variante Ômicron, órgãos de Saúde de diversos países alertam sobre importância da aplicação de doses de reforço para conter a propagação do vírus e o surgimento de novas cepas
Testes nos medicamentos têm dado respostas positivas em outros países
1 de 3

Pacientes da Ômicron apresentam sintomas diferentes

Viktor Forgacs/ Unsplash
2 de 3

Devido à variante Ômicron, órgãos de Saúde de diversos países alertam sobre importância da aplicação de doses de reforço para conter a propagação do vírus e o surgimento de novas cepas

Andriy Onufriyenko/ Getty Images
3 de 3

Testes nos medicamentos têm dado respostas positivas em outros países

Josué Damacena/Fiocruz

No Brasil

O último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que há 27 casos confirmados da Ômicron no Brasil e outros cinco em investigação. Os pacientes são seis unidades federativas: São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina.

Além disso, a Prefeitura de São Paulo confirmou na última sexta-feira (17/12) que há transmissão comunitária da variante Ômicron do coronavírus. Isso significa que já não é mais possível rastrear a origem da infecção pela nova variante.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?